Gonçalo Côto, 21 anos, foi encontrado com vida dentro de um poço, esta quarta-feira, 26 de julho. O jovem estava desaparecido desde sábado, 22 de julho, em Vila Real, e durante as operações de buscas organizadas pela Polícia Judiciária, esta manhã, na zona de Lordelo, o emigrante conseguiu aperceber-se de barulhos e começou a gritar por ajuda na tentativa de ser socorrido.
“As buscas tinham começado esta manhã às 8 horas e cerca de uma hora depois o jovem foi encontrado dentro de um poço”, referiu uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), ao “Jornal de Notícias”. A mesma publicação apontou ainda que o jovem estava “desorientado e desidratado”, tendo sido transportado para o hospital de Vila Real.
O jovem de 21 anos “está em observações no hospital, mas está bem de saúde, pois só sofreu uns arranhões e está desidratado”, mencionou Rui Côto, irmão da vítima, numa entrevista ao “Jornal de Notícias”.
O irmão referiu ainda que desconhece a razão para Gonçalo ter sido encontrado dentro de um poço naquela zona. “Está num terreno com mato e não tem iluminação. Não sabemos o que foi fazer naquele local, porque não tinha o hábito de passar lá, porque passava sempre por um atalho mais abaixo”, apontou Rui Côto.
O jovem tinha sido dado como desaparecido no sábado à noite, depois de ter saído do Centro Cultural de Lordelo, por volta das 23 horas, para se encontrar com amigos, segundo revela o “Jornal de Notícias”. Gonçalo nunca se encontrou com estes amigos, nem regressou a casa, o que levou a família a contactar as autoridades.
Após três dias sem ninguém saber do seu paradeiro, o jovem emigrante acabou por ser encontrado dentro de um poço, que passava despercebido devido a estar quase coberto com vegetação circundante.