Thayla Pereira, a estudante brasileira da Universidade de Aveiro que estava desaparecida desde dezembro, foi encontrada. Depois de ser vista a dormir numa estação ferroviária no Porto, a jovem de 26 anos, que é natural de Guará, Distrito Federal, foi encontrada pelas autoridades em Lisboa este sábado, 25 de janeiro, como noticia o "G1".
A estudante universitária, que veio estudar para Aveiro com uma bolsa académica, encontrava-se na estação de Sete Rios, acrescenta o "Jornal de Notícias", que acrescenta que esta aparentava estar desorientada e com fome, fruto do facto de estar a viver na rua. Entretanto, foi levada para o Hospital de Santa Maria, onde se encontra internada.
Thayla Pereira foi encontrada com um homem, que terá fugido quando viu as autoridades a aproximarem-se e cuja relação com a jovem se desconhece. Foi precisamente um polícia que lhe comprou comida, para quebrar alguma desconfiança que a desaparecida pudesse sentir, tendo chamado uma ambulância para que pudesse receber atendimento médico imediato, já que estava com fome e desidratada.
"Ela esteve 40 dias na rua e está muito confusa, chorou muito", descreve uma amiga, citada pela "Marie Claire", que esteve em Lisboa a acompanhar as buscas e a informar os amigos e familiares dos desenvolvimentos através do WhatsApp. "Não quis ser acompanhada pela polícia, mas a agente foi muito atenciosa e comprou comida para ela. Ela sente que as pessoas não gostam dela, parece estar envergonhada", explicou.
"Ela não sabe dizer onde e quando desapareceu", acrescentou a fonte, dizendo ainda que, na unidade de saúde lisboeta, "vai tomar medicação e ficar até identificarem que a sanidade mental dela está estável". "Agora, ela deve ficar em observação por uma pessoa conhecida para que não volte para as ruas", acrescentou.
Entretanto, Thayla Pereira, que conversou com a família por videochamada (e não reconheceu uma das suas irmãs), já disse que quer voltar para casa. Nesse sentido, os familiares uniram-se e estão a tentar a juntar algum dinheiro para que a estudante possa regressar ao Brasil o mais rapidamente possível, diz a mesma publicação.
Thayla Pereira tinha-se mudado, em outubro de 2024, para Portugal. Graças a uma bolsa de estudos, começou a tirar o curso de Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Aveiro. No entanto, a jovem desapareceu no dia 15 de dezembro de 2024, depois de ter relatado dificuldades financeiras.