As poeiras vindas do norte de África voltaram a afetar Portugal esta quinta-feira, 24 de março, e o céu vai continuar laranja esta sexta-feira, 25. Desta vez, são menos intensas do que na última vez que atingiram o País.
"É um episódio mais temporário e em princípio de menor expressão", disse a meteorologista Maria João, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), à CNN Portugal.
Por isso mesmo, o céu laranja deverá ser notado apenas ao longo desta sexta-feira, sendo que no sábado as poeiras deverão desaparecer devido à circulação da “depressão localizada a sudoeste” do território continental de Portugal que está a provocar o episódio. No entanto, deverão regressar já na próxima segunda-feira, 28 de março, numa "concentração muito menor e mais limitada", segundo a meteorologista.
Além de Portugal, as poeiras chegarão também à bacia do Mediterrâneo, atingindo de igual forma Itália este sábado, 26, de acordo com o observatório da União Europeia, Copernicus.
A última vez que o céu de Portugal ficou laranja devido às poerias do Saara foi a 15 de março, cenário que se manteve até 17.
Recorde as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para proteger-se da fraca qualidade do ar:
- Evite esforços prolongados;
- Limite a atividade física ao ar livre;
- Evite a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
- Crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos e doentes do foro cardiovascular devem tentar permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas.
A médica interna de Saúde Pública, Raquel Varela, recomenda ainda o uso de máscara no exterior (em especial KN95/P2) e explica detalhadamente o impacto na saúde destas poeiras a curto e médio prazo.