Lá por não participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) não significa que não possa usufruir dos horários alargados dos estabelecimentos comerciais, permitidos durante os dias de duração do evento católico que arranca a 1 de agosto em Lisboa.

O Pingo Doce, parceiro fundador de alimentação da JMJ, já divulgou quais as 27 lojas que, de 28 de julho a 6 de agosto, vão ter horários alargados (até às 21 horas, 23 horas e 23h59, dependendo da localização). Os concelhos abrangidos são Oeiras, Lisboa, Loures e Ourém.

Independentemente de ser jovem peregrino ou não, poderá encontrar um Pingo Doce aberto até mais tarde em Alcântara, Algés, Cais do Sodré ou em Santa Apolónia, pontos de passagem não só de turistas, visitantes durante a JMJ, mas também de quem vive ou trabalha em Lisboa e passa por estes pontos para sair ou entrar em transportes públicos.

Papa Francisco vai estar 5 dias em Portugal e não será apenas para a Jornada Mundial da Juventude
Papa Francisco vai estar 5 dias em Portugal e não será apenas para a Jornada Mundial da Juventude
Ver artigo

Na zona oriental da cidade (Parque das Nações) e já após a passagem para o concelho de Loures (Moscavide, Bobadela) é onde se concentra a maioria das lojas com horário alargado, uma vez que é também nessa zona que está a Cidade da Alegria, onde decorrerão vários eventos da JMJ, bem como o espaço onde os participantes irão acampar. Fora da Grande Lisboa, mais concretamente em Fátima, freguesia que o papa Francisco visitará a 5 de agosto, haverá também duas lojas abertas até à meia-noite. Pode consultar todos os detalhes aqui.

O que é o Menu Peregrino? Também posso pedir se não for à JMJ?

As lojas Pingo Doce vão disponibilizar de forma gratuita, mediante a apresentação de um código QR disponibilizado aos inscritos na JMJ, o Menu Peregrino, em duas modalidades: pronto a levar e para consumo no restaurante. Para quem optar por take away, há várias opções: salada asiática com novilho, salada de atum com maionese, penne com legumes grelhados e soja ou sandes mista com batata frita Pingo Doce. O menu inclui também um sumo e uma peça de fruta.

A marca do grupo Jerónimo Martins vai também doar doar 400 mil Kits alimentares aos peregrinos inscritos para a Vigília e Missa de Envio, que acontecem a 5 e 6 de agosto no Campo da Graça (Parque Tejo). Quer peregrinos quer voluntários têm também acesso gratuito ao reenchimento das garrafas ECO.

"Para garantir aos clientes a melhor experiência de compra e ajudar na missão de alimentar a JMJ 2023, o Pingo Doce recrutou 200 colaboradores, maioritariamente jovens, para reforçar a equipa de cerca de 80 lojas e alargou o horário de 25 lojas, que podem ser consultados no site do Pingo Doce", anuncia a marca em comunicado.