O papa Francisco irá deslocar-se a Portugal entre os dias 2 a 6 de agosto para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa. Além disso, está previsto que visite o Santuário de Fátima, conforme foi divulgado no site oficial da Presidência da República esta segunda-feira, 22 de maio.

Papa Francisco pode deixar o cargo a seguir à JMJ em Portugal e seguir o exemplo de Bento XVI
Papa Francisco pode deixar o cargo a seguir à JMJ em Portugal e seguir o exemplo de Bento XVI
Ver artigo

O presidente da República, além de anunciar a visita do papa ao País, “assinala o caráter singular da realização da Jornada Mundial da Juventude” e sublinha “a importância” desta visita, considerando-a um “momento único e indelével” na vida dos portugueses.

A visita do papa Francisco a Fátima está prevista para dia 5 de agosto. “A Fundação JMJ Lisboa 2023 recebeu com muita alegria a notícia da oficialização, pela Santa Sé, da visita do Papa Francisco a Portugal. A chegada de Sua Santidade a Lisboa está prevista para o dia 2 de agosto e o seu regresso a Roma ocorrerá a dia 6 de agosto”, anunciou a organização da JMJ em comunicado, acrescentando que “por vontade expressa do Papa Francisco, no programa oficial da visita constará ainda uma deslocação a Fátima, que decorrerá a 5 de agosto”.

Esta será a segunda vez que o papa Francisco visita Portugal, depois de ter marcado presença nas cerimónias do 13 de maio, no Santuário de Fátima, em 2017. Lisboa foi a cidade eleita por Francisco para a próxima edição da JMJ, de 1 a 6 de agosto, no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações. Já mais de meio milhão de jovens iniciaram o processo de inscrição na JMJ deste ano, revela a CNN Portugal.