Apesar de a abertura da vacinação contra a covid-19 a maiores de 18 anos estar prevista para 4 de julho e de as iniciativas de vacinação aberta só serem acessíveis a maiores de 55 anos, tanto Maria Cerqueira Gomes como a filha, Francisca, foram inoculadas. A informação foi confirmada pela própria apresentadora da TVI nas redes sociais.

Maria cerqueira gomes vacinaçao
Maria cerqueira gomes vacinaçao Apresentadora respondeu a seguidora

A apresentadora da TVI explica que a inoculação da filha de 18 anos aconteceu num dia de vacinação aberta promovido pela junta de freguesia de Campanhã, no Porto, nos dias 23 e 24 de junho. "Ontem, na cidade do Porto e noutras cidades do Norte, abriram ao final do dia 2 horas para pessoas a partir dos 18 anos... podíamos aparecer sem marcação para se tentar controlar a quarta vaga. Eu fui vacinada, minha filha também... como os outros que souberam e tiveram horas como nós à espera da oportunidade. Tenho pena que se continue a apontar o dedo sem conhecimento", lamenta Maria Cerqueira Gomes.

Maria Cerqueira Gomes mostra anúncio de vacinação
Maria Cerqueira Gomes mostra anúncio de vacinação Maria Cerqueira Gomes mostra anúncio de vacinação

Essa informação, disponível no site da junta de freguesia de Campanhã (Porto), não explicita quaisquer regras sobre quem pode ou não pode ser vacinado neste tipo de iniciativa. Ao jornal digital "Observador", a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) confirma que vai abrir um inquérito para averiguar os casos de vacinação indevida que aconteceram no Centro de Vacinação do Cerco, no Porto, e que foram, de resto, confirmados pela task force responsável pela organização do plano de inoculação contra a covid-19.

A entidade liderada pelo Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo adianta também que mandou interromper estes actos de vacinação indevida assim que teve conhecimento dos mesmos.