Máscaras continuam a ser obrigatórias, mas os restaurantes voltam à lotação pré-pandemia e acaba o isolamento para contactos de risco. Estas são as principais medidas anunciadas pelo governo esta quinta-feira, 17 de fevereiro, algumas relativas ao alívio das restrições que vigoraram, com variações, ao longo destes dois anos.

As alterações forma decididas na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, após a reunião no Infarmed em que vários especialistas fizeram um balanço da situação epidemiológica em Portugal.

Da máscara ao isolamento, 5 restrições que podem cair depois da reunião no Infarmed
Da máscara ao isolamento, 5 restrições que podem cair depois da reunião no Infarmed
Ver artigo

Apesar de caírem algumas restrições, em conferência de imprensa a ministra Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, lembrou que a pandemia ainda não acabou.

"Não é o momento de dizer que a pandemia acabou. Ainda continuamos com medidas que devem ser cumpridas, por um lado, e por outro sabemos, e estes dois anos já nos ensinaram, que o aparecimento de uma nova variante ou que uma alteração do que conhecemos hoje da imunidade que a vacina confere pode ser alterada", disse. No entanto, deixa uma mensagem positiva. "É um momento muito significativo de regresso a uma vida mais normal, com menos restrições", terminou.

Conheça as medidas que entram em vigor "nos próximos dias", após aprovação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. 

  • Fim da recomendação do teletrabalho;
  • Restaurantes e estabelecimentos comerciais voltam a ter lotação normal;
  • Deixa de ser obrigatória a apresentação do certificado, a não ser para controlo de fronteiras;
  • Mantém-se teste negativo salvo certificado de terceira dose ou de recuperação a lares e para visitas a pacientes internados em unidades de saúde;
  • Deixa de ser necessário apresentar teste negativo à COVID-19 para acesso a recintos desportivos, bares e discotecas;
  • Fim do isolamento para contactos de risco. Passam a existir apenas para quem teste positivo;
  • Uso da máscara mantém-se em todas as situações em que hoje é obrigatória.