Existe um novo plano para os serviços de maternidade no verão de 2023, que prevê constrangimentos em várias zonas do País. A maternidade do Santa Maria vai estar fechada durante um ano para obras de remodelação. Já o hospital das Caldas da Rainha aponta que as suas obras durem, no mínimo, até novembro. Em Portimão, o bloco de partos vai sofrer condicionamentos entre junho e setembro, em fins de semana alternados, adianta a “SIC Notícias”.
A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde divulgou esta quinta-feira, 25 de maio, que o plano até setembro prevê que 27 das 41 maternidades do País se mantenham em pleno funcionamento. Nove maternidades vão estar ativas de forma rotativa e com dias de encerramento agendados e duas encerram mesmo, como mencionado: Caldas da Rainha encerra a partir de 1 de junho e Santa Maria a 1 de agosto.
As pessoas que estavam a ser seguidas durante a gravidez no hospital Santa Maria são encaminhadas para o hospital São Francisco Xavier, na freguesia de Belém. Nas Caldas da Rainha, passam a ser atendidas em Leiria.
Com estas alterações, há pelo menos três hospitais privados que se veem obrigados a prestar apoio às unidades de saúde do SNS entre os meses de junho e setembro, uma época crítica devido às férias de verão, explica a “SIC Notícias”.
Pode consultar o plano completo aqui.