Marco Paulo, nome artístico de João Simão da Silva, morreu aos 79 anos, vítima de cancro. A notícia da morte do cantor português foi avançada pela SIC Notícias — canal que pertence ao grupo da SIC generalista, com quem o artista colaborava — na manhã desta quinta-feira, 24 de outubro.
O artista estava a lutar contra dois cancros, "um no pulmão, em estado controlado, e outro no fígado, que era mais crítico", pode ler-se na mesma publicação.
Em setembro deste ano, Marco Paulo recebeu a notícia dos médicos que os tratamentos de quimioterapia seriam suspensos por não estarem a resultar.
O cantor foi diagnosticado com cancro pela primeira vez em 1996, no cólon. Já em 2016, teve cancro da mama, e recuperou. Mais recentemente, em 2022, foram descobertas metástases no pulmão e depois no fígado, salienta o "Notícias ao Minuto".
“Ninguém, Ninguém”, “Eu Tenho Dois Amores”, “Taras e Manias”, “Sempre que Brilha o Sol” e “Maravilhoso Coração” são alguns dos temas com mais sucesso do cantor, que conta mais de 140 galardões de platina, ouro e prata, e um de diamante, por vendas de mais de um milhão de discos, refere o Sapo 24. Foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, pelos seus 50 anos de carreira, por Marcelo Rebelo de Sousa, em 2022.