Nada poderia preparar Renato Goulart, um reconhecido guia turístico nos Açores, para o que iria encontrar quando, no domingo, decidiu subir o Pico, a montanha mais alta de Portugal. É que em pleno mês de junho, nevou na ilha — naquele que terá sido um fenómeno muito "raro".

Terá começado a nevar pelas sete horas da manhã (hora local, mais uma do que em Portugal Continental), mas a queda de neve ter-se-á intensificado "entre as 8h30 e as 9 horas até aos 1.900 metros de altitude", segundo explicou ao "Notícias ao Minuto". Os termómetros, conta, registavam os -3º.C a uma altitude de 2.351 metros.

Confirmado: Feira do Livro de Lisboa vai mesmo acontecer no final do verão
Confirmado: Feira do Livro de Lisboa vai mesmo acontecer no final do verão
Ver artigo

Embora o fenómeno não seja, de todo inédito, Goulart garante que é raro e pouco comum. E os 25 anos de experiência enquanto guia turístico são mais do que suficientes para servir de prova. "Há 25 anos que subo a montanha e só me lembro de ter nevado em junho em meados de 2016. E não foi assim. Isto é pouco comum", explica.

O momento inusitado ficou registado em imagens e vídeo que o grupo liderado por Renato Goulart, e o próprio, foram partilhando. "Podes viver sempre uma experiência diferente, mas só depende de ti para fazer a mesma acontecer. Ui, que maravilha. Verão de neve", escreveu numa das suas publicações que se fazia acompanhar das fotografias do Pico coberto de branco.