A partir deste sábado, 15 de junho, há novos radares na ponte Vasco da Gama. Estes radares de velocidade média vêm juntar-se aos outros 12 que já estão em funcionamento pelo País desde 1 de setembro de 2023. Os equipamentos estiveram três meses em testes.

A novidade foi dada em comunicado pela Guarda Nacional Republicana (GNR), esta quarta-feira, 12 de junho. No mesmo documento, informaram que foi assinado um protocolo com a Lusoponte, assim como refere a "TimeOut".

Se vai ao Rock in Rio, é melhor deixar o carro em casa. Dos transfers aos comboios, saiba como chegar
Se vai ao Rock in Rio, é melhor deixar o carro em casa. Dos transfers aos comboios, saiba como chegar
Ver artigo

Os novos radares detetam a velocidade num primeiro equipamento e voltam a registá-la num segundo. Durante os testes realizados foram registadas 24,985 infrações (275 delas muito graves, 1109 graves e 23,601 leves). A velocidade de 277km/hora foi o maior excesso registado, aponta o "Público".

Como justificação para a ativação destes radares estão motivos como a elevada intensidade de trânsito, os frequentes congestionamentos e os acidentes rodoviários. Os equipamentos vêm ainda tentar controlar o fenómeno das corridas ilegais.

"A Guarda Nacional Republicana é responsável pela fiscalização e ordenamento do trânsito em 97% da rede viária em Portugal continental, sendo fundamental o seu contributo para a redução da sinistralidade rodoviária, dispondo, para tal, de valências específicas, que garantem a livre circulação e a integridade dos utentes das vias", menciona a GNR no mesmo comunicado.