Iuri Leitão está nas bocas do mundo depois de ter conquistado duas medalhas para Portugal no ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos de Paris, que terminaram no passado domingo, 11 de agosto. O atleta, que conseguiu uma medalha de bronze na modalidade a solo de omnium e uma de ouro na de madison, em conjunto com Rui Oliveira, entrou para a história ao tornar-se no primeiro português a vencer duas medalhas numa edição de Jogos Olímpicos, de acordo com o "Diário de Notícias", e ninguém quis perder as celebrações - nem mesmo a namorada, Carolina Lourenço Ribeiro.
Presente pela primeira vez numa competição do atleta de 26 anos fora de Portugal, Carolina vibrou com Iuri Leitão (ou, como é apelidado, "flying pliglet", o que, em inglês, significa "leitão voador") nas bancadas, algo que faz desde que os dois começaram o relacionamento - considerando-se até, como escreve na biografia do Instagram, a "Georgina Rodríguez do ciclismo de pista". "Nem estou a acreditar. O Iúri merece estar aqui, ele trabalha muito, ele faz muito por Portugal e pela equipa de Portugal. Ele merece", disse, em declarações à RTP, no dia em que o atleta ganhou a medalha de ouro.
Juntos há pelo menos cinco anos, os dois não se inibem de mostrar a sua relação nas redes sociais, e o namoro vai de vento em popa - aliás, o noivado, visto que Iuri Leitão e Carolina Ribeiro vão subir ao altar, ao que tudo indica, em 2025. Também natural de Viana do Castelo, a jovem de 27 anos está a tirar o curso de Finanças no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), mas sempre que tem oportunidade acompanha o atleta a todas as competições.
De braço dado, aos beijos ou a contemplar a vista, passando ainda por memórias em épocas festivas como no Natal ou cerimónias mais formais como casamentos, os dois apaixonados mostram várias facetas do seu relacionamento nas redes sociais, e várias declarações de amor já foram feitas, inclusive quando Iúri Leitão se tornou campeão do mundo de omnium em agosto de 2023.
"O Iúri desde sempre que sonhou com este dia. Chegámos a falar sobre a possibilidade de conseguir ser o melhor do mundo. Trabalhou, batalhou, lutou, abdicou de muita coisa, para estar ali (...). Não há pessoa no mundo que mereça mais do que ele ser feliz e conquistar o Mundo. Se ele já era o melhor do meu mundo, agora passou a ser o melhor do mundo de todos", escreveu Carolina na altura.