Talvez esteja na altura de ir buscar as mantas, os cachecóis e as camisolas quentinhas. 2023 está mesmo ao virar da esquina e tudo indica que vai trazer consigo o inverno. Pode esperar chuva, vento e frio para o final deste ano e o início do próximo, e tudo graças a uma frente fria que se dirige a Portugal mesmo a tempo de estragar alguns planos de Réveillon.
Esta frente fria vem do Atlântico Norte, mas, como ainda está longe, não se sabe ao certo quando vai atingir o território nacional, já que depende da velocidade a que circule. Porém, é expectável que chegue entre a noite deste sábado, 31 de dezembro, e as primeiras horas de 2023.
Este fenómeno deverá trazer precipitação "persistente e por vezes forte", assim como esclareceu o meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Alessandro Marraccini, ao jornal "Público", garantindo que todo o País vai enfrentar esta chuva. As temperaturas vão descer de forma "significativa" a partir do primeiro dia de 2023. "As mínimas no Porto, por exemplo, cairão para oito a nove graus Celsius nos primeiros dias de 2023. Este deverá ser o primeiro episódio de tempo mais frio deste Inverno", adianta o mesmo meteorologista. Esta quarta-feira, 28, a máxima no Porto é de 15ºC e a mínima de 11ºC.
A previsão do IPMA para o último dia do ano é de "céu geralmente muito nublado, com abertas no Algarve e Baixo Alentejo". Prevê-se ainda "períodos de chuva no litoral Norte" e vento moderado a forte "nas terras altas do Norte e Centro". A chuva deverá abrandar a partir de 2 de janeiro. Antes disso, existirá "risco de cheias" no Norte e Centro.