Achava que o fim de semana chegava, as temperaturas aumentavam e ia ter direito a dias de praia dignos de verão? Então, está redondamente enganado. Este sábado e domingo, 18 e 19 de maio, respetivamente, a meteorologia vai continuar instável – e os dias vão ser regados a chuva e até trovoada, em alguns casos.
No sábado, 18, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as regiões norte e centro vão sentir a presença de "aguaceiros fracos", que podem ser ser pontualmente "mais intensos e acompanhados de trovoada no interior durante a tarde". Como se isto não bastasse, haverá "possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal".
Em relação às máximas, estas vão estar compreendidas entre os 13ºC (Guarda) e os 25ºC (Faro), com distritos como Lisboa, Setúbal e Porto a registarem 20ºC, 23ºC e 17ºC, respetivamente. Quanto às mínimas, prepare os casacos, porque estas podem ser tão baixas quanto 3ºC (Bragança) e não serão mais altas que 13ºC (Lisboa).
No domingo, 19, o cenário não muda muito de figura. O último dia do fim de semana vai contar com "períodos de céu muito nublado", sendo a região sul a única em que isso não vai acontecer com tanta intensidade. E embora esteja prevista uma "pequena subida da temperatura máxima nas regiões norte e centro", também vai haver a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros" nestas zonas.
Neste dia, as máximas continuam a não ser mais altas do que 25ºC, algo que acontece em Faro, mas também não são inferiores a 15ºC, temperatura que se faz sentir em Guarda. Lisboa ficará nos 20ºC, Setúbal nos 22ºC e o Porto nos 18ºC. As mínimas também são um bocadinho mais altas do que no dia anterior, situando-se entre os 4ºC (Bragança) e os 13ºC (Faro).