As palavras DJ e padre, à primeira vista, parecem ser como a água e o azeite – que é como quem diz que não se misturam. Contudo, Guilherme Peixoto é a combinação dos mundos eclesiástico e musical, sendo uma das maiores sensações das redes sociais dos últimos anos. Cada vídeo que publica faz furor – e o mais recente não é exceção.
Com mais de um milhão de visualizações no Tiktok, plataforma na qual conta com mais de 330 mil seguidores, o pároco é visto a vibrar ao som do DJ Roger Sanchez, um dos nomes mais sonantes do meio e conhecido especialmente na música eletrónica e do tech house, com cerca de uma dezena de acólitos, na sacristia.
De óculos de sol postos, tanto o padre como os jovens que o acompanham dançam com "Again", de Roger Sanchez, a fazer de pano de fundo. E o que não falta é coordenação, já que o grupo não podia estar mais sincronizado na coreografia, indo ao encontro de uma das características pelas quais a plataforma é conhecida: pôr os utilizadores a tirar o pé do chão.
Mas esta não é a primeira vez que Guilherme Peixoto fica viral. Em janeiro deste ano, o padre conseguiu mais de 23 milhões de visualizações noutro vídeo do género. No entanto, em vez dos jovens acólitos, estava na companhia de outros sacerdotes – mas a diversão era palpável na mesma.
Guilherme Peixoto tem 49 anos e é sacerdote da arquidiocese de Braga – e o Tiktok não é o único local em que demonstra os seus dotes para a música. Em 2022, subiu ao palco do primeiro dia do festival Meo Sudoeste, um dos maiores do País. Este ano, também foi uma das atrações da Jornada Mundial da Juventude, tendo atuado no altar-palco, o palco principal construído para este evento, para animar os peregrinos.