Começam esta sexta-feira, 10 de junho, as restrições de circulação de veículos nos acessos às praias da Arrábida durante época balnear. A limitação, aprovada a 6 de abril pela Câmara Municipal de Setúbal, vai manter-se em vigor até 18 de setembro, avança a autarquia no site.

Assim, a partir desta sexta-feira, deixa de ser possível ir de carro além do parque de estacionamento da praia da Figueirinha e até ao Creiro entre as 7 horas e as 20 horas. A medida está prevista no programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança 2022” e inclui ainda proibição da circulação rodoviária no acesso à praia da Albarquel.

Mergulhámos na piscina mais instagramável do Algarve. Fica longe do mar e perto do silêncio
Mergulhámos na piscina mais instagramável do Algarve. Fica longe do mar e perto do silêncio
Ver artigo

"As medidas agora implementadas, que beneficiam da experiência recolhida durante os anos anteriores deste programa, procuram não apenas regular o acesso aos areais tão desejados da serra, mitigando os habituais transtornos na circulação e no parqueamento rodoviários, mas também otimizar a eficiência de serviços essenciais, nomeadamente de prestação de socorro a utentes", explica a Câmara Municipal de Setúbal.

No Facebook, a autarquia apresenta um vídeo que mostra a diferença entre a zona da Arrábida sem carros, como tem acontecido nos últimos anos desde que foi implementada a medida, e como era anteriormente.

Para fazer face aos constrangimentos provocados pelo acesso impedido de veículos, a Câmara Municipal de Setúbal vai ter, como habitual, autocarros a circular entre as praias, este ano diferentes, dado que esta época balnear a nova Carris Metropolitana também vai operar na zona da Arrábida. Continuará "válida a utilização do passe Navegante, assim como os novos tarifários praticados, em particular o Zapping e o Bilhete de Bordo", avisa a autarquia.

Os carros podem ser deixados nos vários parques de estacionamento próximos das paragens: Centro Comercial Alegro, praia do Creiro, praia de Albarquel e praia da Figueirinha. Este ano, o estacionamento da Fábrica da Secil (Outão) está indisponível devido a "intervenções de modernização", justifica a autarquia.

Em 2022, a Arrábida tem ainda uma praia de Bandeira Azul, a praia da Figueirinha, cuja bandeira de sinal de qualidade foi hasteada esta quinta-feira, 9 de junho. A praia recebeu ainda o Prémio Praia + Acessível.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.