
Setúbal não é só a cidade do rio Sado, do choco frito e do José Mourinho. Ano após ano, começa também a ficar conhecida por ter uma das meias maratonas mais bonitas e desafiantes do País, que ainda por cima está inserida num fim de semana inteiramente dedicado ao desporto para todos. Foi exatamente isso que se viu no fim de semana de 26 e 27 de abril, nas variadíssimas corridas, infantis, para famílias, para cães, de 10 quilómetros e a Alegro Meia Maratona de Setúbal, que, em conjunto, levaram quase 2 mil pessoas a praticar atividade física.

Foi a 35.ª vez que se correu a meia maratona de Setúbal. Mas nunca a prova foi tão bonita como agora. A Alegro Meia Maratona de Setúbal apresentou agora um percurso que tem tanto de deslumbrante, com metade da prova a ser corrida pela Serra da Arrábida, com vistas maravilhosas para o Sado, a Península de Tróia ou o mar, como tem de desafiante, com meia dúzia de subidas que impõem muito respeito a quem corre.
O percurso
As provas de 10 km, corrida das famílias e a meia maratona tiveram início mesmo à porta do Centro Comercial Alegro, onde se juntaram os mais de mil participantes. A mancha rosa, cor do Alegro, principal patrocinador da prova, via-se ao longe, nas T-shirts da maioria dos participantes. Entre jovens, homens, mulheres, havia sobretudo atletas amadores, corredores de fim de semana, mas também alguns profissionais.

A corrida iniciou-se com uma subida à rotunda que dá acesso à auto-estrada para Lisboa e seguiu depois para o centro da cidade, passando pela Praça de Portugal e Praça Olga Morais Sarmento, até entrar naquela que é conhecida pela "descida do Dufa", até à beira rio. Os corredores foram depois até ao viaduto que os levou à avenida principal da cidade, a Luísa Tody. O caminho, sempre a direito, levou todos os participantes até à estrada da Arrábida. E foi aqui que os percursos dos participantes nos 10 km se separaram dos da meia-maratona. Os primeiros, foram quase até ao parque de merendas da Comenda, e voltaram para trás, enquanto que os que fizeram os 21 km seguiram em frente, até à praia da Figueirinha (e tiveram de enfrentar algumas subidas mais duras). Ao todo, perto de 12 dos 21 quilómetros foram corridos em plena Serra da Arrábida. A meta estava no Largo Zeca Afonso, novamente na Luísa Tody.

Os vencedores
Na Alegro Meia Maratona, Wilson Cabral destacou-se ao vencer com o tempo de 1h07m50s. O atleta assumiu a liderança após a passagem pela Serra da Arrábida, deixando para trás João Pereira (1h08m43s) e Nuno Lopes (1h08m56s), que completaram o pódio masculino. No setor feminino, Emília Pisoeiro conquistou o primeiro lugar com o tempo de 1h19m20s. Joana Fonseca, vencedora da edição anterior, terminou em segundo com 1h23m38s, seguida por Marina Domingues, que completou a prova em 1h23m44s
A Corrida de 10 km foi vencida por João Rebelo (35m00s) e Raquel Baltazar (43m34s). Na véspera já se haviam realizado as várias corridas dos miúdos Alegro e a Cãominhada.
A Alegro Meia Maratona de Setúbal é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio do Centro Comercial Alegro Setúbal e a colaboração técnica da HMS Sports.