Poderia ter ido ao melhor festival de cinema do mundo, dividido a passadeira vermelha com os seus ídolos de infância, descoberto novos realizadores e ter visto antestreias mundiais — e, para isso, bastava apenas ter escrito uma carta a falar da sua paixão pela sétima arte.
O festival de Cannes ofereceu este ano, e pela segunda vez, mais de mil credenciais para jovens com idades entre os 18 e 28 anos. Apostamos que não sabia disto, certo?
Para que não falhe mais uma oportunidade, deixamos-lhe aqui uma lista de outros prémios e experiências às quais se pode candidatar. Quem sabe não é o feliz contemplado.
1. Prémio Literário Joaquim Mestre
Se a literatura lhe desperta atenção e se é daqueles que se perde nas letras, esta pode ser a sua oportunidade. O prémio Joaquim Mestre pretende distinguir obras de ficção na modalidade do romance, mas se a temática for direcionada ao Alentejo será privilegiado. Este prémio criado pela associação de escritores do Alentejo (ASSESTA) tem o objetivo de homenagear o romantista e alentejano Joaquim Mestre. Esta oportunidade destina-se a autores de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros, que residam em Portugal com mais de 18 anos. As obras podem ser entregues na biblioteca Municipal de Beja, José Saramago, ou enviadas por correio para a morada referida.
O vencedor receberá um prémio de 3 mil euros e a sua obra será publicada numa editora sob coordenação da ASSESTA. As candidaturas estão abertas até 31 de outubro e aconselhamos a leitura do regulamento.
2. MIL 2020
Se gosta de pôr os outros a dançar ao som da sua música, tem aqui uma oportunidade de brilhar. Se tem uma banda e/ou projeto musical, não perca a oportunidade de se inscrever na quarta edição do MIL- Lisbon Internacional Music Network. O festival pretende mostrar projetos e valorizar a música popular contemporânea, focada nos países de língua portuguesa. Pode ter a possibilidade de vir a mostrar o seu trabalho no dias 25, 26 ou 27 de março de 2020.
Entre as várias ofertas, o MIL assume as despesas de alojamento e jantar na noite de apresentação, som e luzes, assistência técnica profissional e garante a promoção do artista. Relembramos que em 2018 o festival reuniu em três dias cerca de 920 profissionais e 265 artistas de 29 países. As inscrições estão abertas até dia 30 de novembro.
3. Prémio à instalação de jovens agricultores
Se é um agricultor nacional, isto é para si. No âmbito do programa de desenvolvimento rural 2020 os jovens deste setor podem habilitar-se a ter apoio sob forma de subsídio não reembolsável. No total, a dotação orçamental é de 15 milhões de euros e o objetivo é incentivar as empresas jovens, promovendo o investimento e a participação no mercado. A sua candidatura deverá ser submetida através do portal Portugal 2020 ou da página do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR ) até ao dia 8 de novembro.
4. Troféu Call Center
E não é só para pessoas individuais que se fazem os concursos. A 19ª edição do troféu Call Center está a chegar e já estão abertas as candidaturas para as empresas interessadas. Este prémio pretende reconhecer as melhores práticas de gestão em call centres e o atendimento ao cliente, contribuindo para a qualificação do setor em Portugal. Tem como objetivo potenciar um negócio e atrair mais clientes dando prestígio e reconhecimento à empresa.
As categorias são: Top of mind, que distingue a marca pela qualidade de serviço, Omnichannel Award, que evidencia a qualidade de serviço no atendimento global (telefónico, email, chat, whatapp e redes sociais) e ainda a Qualidade de Serviço (no atendimento telefónico, atendimento email, atendimento chat e whatsapp e atendimento nas redes sociais).
Esta iniciativa promovida pela call centers magazine e pela IFE by Abilways, em 2018 premiaram várias empresas como a NOS, Santander, MEO, Leroy Merlin, Nescafe, Dolce Gusto e Alfaloc.
O troféu será entregue a 13 de novembro, no Lagoas Park Hotel, em Oeriras.
5. Oportunidade de ir até à Antártida
Se as viagens são a sua paixão, leia isto com cuidado. O Airbnb e a Ocean Conservancy dão a oportunidade de cinco pessoas realizarem uma viagem científica até à Antártida. Para concorrer basta ser maior de 18 anos, estar disponível entre novembro e dezembro, ter espírito aventureiro, mostrar interesse pelo meio ambiente e preencher o formulário.
As candidaturas estão abertas em vários países, incluindo Portugal até dia 8 de outubro. Esta experiência vai muito além de umas férias na Antártida e dá a oportunidade de participar numa expedição científica. Com o objetivo de recolher amostras de neve e estudar o impacto dos microplásticos no ambiente, chefiada pela cientista Kirtie Jones Williams. Apenas cinco serão selecionados para embarcar nesta aventura com tudo pago ao continente gelado. Antes da partida, os vencedores receberão ainda formação em Punta Arenas, no Chile.
Recorde o artigo da MAGG que explica toda esta oportunidade ao pormenor.
6. Prémio de Ciberjornalismo
Este prémio é pensado para estudantes de jornalismo, jornalistas profissionais ou até instituições. Já está a chegar a 12ª edição do prémio de ciberjornalismo atribuído anualmente pelo observatório do ciberjornalismo (ObCiber) da Universidade do Porto. As candidaturas estão abertas até dia 20 de outubro. Estes prémios distinguem trabalhos publicados online, entre 1 de setembro de 2018 e 30 de setembro de 2019, para várias categorias como a excelência geral em ciberjornalismo, última hora, reportagem multimédia, narrativa vídeo digital, narrativa sonora digital, infografia digital, ciberjornalismo de proximidade e ciberjornalismo académico.
Os vencedores serão anunciados em novembro na Universidade do Porto e o Obciber promete reconhecer o que de melhor é produzido em Portugal. Ainda se pode candidatar, para isso basta preencher o formulário.
7. Documentar uma aventura de ski
Tem o desejo de viajar para alguns dos melhores destinos de montanha ou está saturado do seu emprego. Já não sente motivação de ir trabalhar e apenas não se despede, porque precisa mesmo do dinheiro. Sem saber, pode ser o candidato ideal para este concurso — e dar um rumo diferente à sua vida.
Uma agência em Aspen no Colorado, EUA, está a recrutar 12 pessoas para o considerado melhor emprego de sempre. Apenas terá de viajar para os melhores resorts de ski e documentar a experiência.
Os vencedores serão agrupados em pares e cada um dos seis será enviado para resorts na América do Norte, França e Japão.
Para concorrer basta apenas ter um inglês fluente para poder gravar vídeos nesta língua e saber fazer snowboar — num nível intermédio ou avançado. As viagens incluem todas as comodidades, os equipamentos são grátis e também pode contar com um salário de dois mil euros. Para se candidatar basta enviar um vídeo com o máximo de 90 segundos a explicar porque razão deve ser o escolhido para viajar até um dos seis resorts, até dia 29 de outubro. Os vencedores serão anunciados dia 19 de novembro.