A depressão Aline não deu tréguas nos últimos dias, tendo sido a causadora de inúmeros estragos pelo País fora. Mas com um fim de semana à porta – e com o tempo, aparentemente, mais risonho – é normal que a única pergunta que lhe passe pela cabeça seja: será que vou conseguir aproveitar estes dois dias de descanso fora de casa?
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a resposta pode não ser aquela que queria obter. Este sábado, 21 de outubro, será um dia caracterizado por períodos de "céu muito nublado e aguaceiros", bem como de algum vento. Ainda que os aguaceiros sejam mais prováveis no litoral das regiões norte e centro durante a manhã, estender-se-ão ao resto do País a partir da tarde, pelo que não há como escapar.
Em relação à temperatura, esta também não vai estar assim tão favorável. Os termómetros portugueses não marcarão mais do que 21ºC, como é o caso de Santarém e Beja. Lisboa registará 19ºC e o Porto menos dois do que a capital – mas o distrito mais frio será a Guarda, que contará com 11ºC de máxima. As temperaturas mínimas vão andar entre os 5ºC (Guarda) e os 15ºC (Sines).
Já no domingo, 22, a chuva vai ser ainda mais notória. O céu continuará "geralmente muito nublado", havendo ainda a "possibilidade de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes", especialmente no período da manhã. A par disto, também há condições favoráveis para a "ocorrência de trovoadas e rajadas fortes de vento". Mais tarde, a região norte pode esperar um aumento na intensidade e frequência da chuva e das trovoadas.
Para este mesmo dia, espera-se uma pequena subida da temperatura mínima nas regiões centro e sul, enquanto a temperatura máxima nesses mesmos locais deve diminuir ligeiramente. Isto significa que, no domingo, as temperaturas em Portugal não vão ultrapassar os 21ºC, com Lisboa a registar apenas 16ºC, o Porto 18ºC e Faro 20ºC.