A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa já esta terça-feira, 1 de agosto, e milhares de peregrinos de todo o mundo vão juntar-se em vários locais emblemáticos da cidade de Lisboa para celebrar a fé e a pertença à Igreja Católica. O grande evento deste primeiro dia será a missa de abertura presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que terá lugar no Parque Eduardo VII, pelas 19 horas.
Mas o primeiro dia deste evento, que junta os jovens e a fé católica, contará também com outras festividades. Até às 16 horas, a juventude pode aventurar-se pela Cidade da Alegria, que acontece no jardim Vasco da Gama, em Belém. Este será o local onde os jovens podem encontrar diferentes experiências relacionadas com a vivência cristã.
Também neste dia celebra-se o verdadeiro início do Festival da Juventude, com concertos, peças de teatro ou espetáculos de dança, sessões de cinema, conferências ou ainda exposições. Na música, no dia 1 de agosto os jovens podem ver Elton Rey, um cantautor católico peruano, a atuar às 15h no coreto do Largo da Graça.
Mas não só. Pelas 16h15 há concerto de Joe Melendrez, o cantor católico norte-americano, autor do tema “Alight”, no Parque Eduardo VII. Ao final dia, é música portuguesa que se vai fazer ouvir no Hipódromo Manuel Possolo, em Cascais, com atuações de Diana Castro, às 19 horas, e de Cuca Roseta às 21h30. Ivan Díaz, músico católico colombiano, é o artista que irá encerrar a primeira noite com um concerto marcado para as 22h30 no Terreiro do Paço.
As peças de teatro e os espetáculos de dança são outras atividades a acontecer esta terça-feira. “Teatro com Luz Negra – Amor a Portugal” e “Evangelho – O Musical” são dois espetáculos que terão lugar no Teatro Luís de Camões a partir das 14h30. Pela tarde, há ainda espetáculos de dança com a World Youth Dance Crew, às 17h30 no Terreiro do Paço. A partir das 20h, o teatro volta a chamar a atenção dos jovens com a apresentação da peça “Marcel’s Treasure” na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Para a juventude mais apaixonada pela sétima arte, o Cinema São Jorge irá exibir vários filmes com inspiração católica ou cristã. “La Servienta”, um filme que retrata a história da Santa Vicenta Maria, que foi fundadora das Religiosas de Maria Imaculada, será exibido pelas 14h30. Mais tarde, por volta das 16h30, será também apresentado “Mulheres Extraordinárias”, um documentário que foca o trabalho de seis mulheres que dão tudo à religião.
Para além de música, teatro e cinema, os jovens podem também participar em algumas conferências que terão lugar em espaços conceituados de Lisboa. O orador católico Christopher West irá apresentar o Theology Of The Body, uma palestra que responde a algumas questões importantes relacionadas com a religião. A conferência acontece pelas 14h na Aula Magna.
Também a essa hora realizar-se-á, na Igreja do Santíssimo Sacramento, o workshop Jovens em 5D: Uma Geração Para o Futuro, que pretende promover a autorregulação, a assertividade, a autoestima, o otimismo e ainda a capacidade de compromisso. Uma outra palestra é Dare To Care, que terá lugar pelas 15h no auditório interior da Fundação Champalimaud. Esta conferência junta contributos artísticos, testemunhos e momentos interativos para chamar a atenção para a importância da ecologia integral.
A visita às exposições é uma outra atividade que marca este primeiro dia de Jornada Mundial da Juventude. “Madre Teresa: Vida, Espiritualidade e Mensagem” é uma dessas exposições que os jovens podem ficar a conhecer. A história de Madre Teresa será exibida na Igreja de Nossa Senhora da Graça entre as 09h e as 14h. “Maria: Peregrina do Mundo” é uma outra exibição cultural e artística que mostra o caminho de Maria na sua visita como peregrina a todos os cantos do mundo. Esta exposição pode ser visitada entre as 10h e as 18h no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud.