Agora que o verão já chegou há algum tempo, era de esperar que as temperaturas altas e o sol lá no alto fizessem com que todos os portugueses saíssem de casa e fossem estender a toalha na praia desde meados de junho — no entanto, apesar de alguns dias com as máximas bastante altas, também já existiram dias frios, com chuva, e muito vento, pelo que, por agora, todo o cuidado é pouco. Afinal, posso ir até ao bar da praia este fim de semana?

Saldos. Realce o bronze com estes 17 vestidos brancos que gritam verão a preços baixos (desde 5,99€)
Saldos. Realce o bronze com estes 17 vestidos brancos que gritam verão a preços baixos (desde 5,99€)
Ver artigo

A resposta é sim, mas só em alguns distritos do País. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este fim de semana que se segue, a começar na sexta-feira, 19 de julho, vai ser um fim de semana de muito calor, com as temperaturas a chegar aos 40ºC, mas também vai ter céu muito nublado e possibilidade de aguaceiros. 

Com uma pequena subida da temperatura mínima e um céu muito pouco nublado ou limpo, a sexta-feira fica marcada pelo calor extremo que se vai fazer em todo o território nacional, sendo o único dia do final da semana perfeito para que todos os portugueses consigam dar um saltinho à praia.

As temperaturas vão estar compreendidas entre os 15ºC (Viseu) e os 40ºC (Évora), sendo que Lisboa vai contar com máximas de 32ºC e o Porto de 24ºC. Além disso, alguns distritos do litoral norte vão registar temperaturas mais baixas do que no resto do País, como Viana do Castelo e Aveiro, que não ultrapassam os 25ºC, e outros vão registar temperaturas mais altas, como é o caso de Braga, que chega aos 31ºC.

Já o interior de Portugal está todo sob aviso amarelo, incluindo o sul do País e Setúbal, devido às temperaturas altas. No entanto, onde vai fazer mais calor será em Évora, que vai contar com máximas de 40ºC, Beja, com 39ºC, Castelo Branco, com 37ºC, e Portalegre, com máximas de 35ºC. No que toca às ilhas da Madeira e dos Açores, as temperaturas vão estar todas compreendidas entre os 19ºC e os 29ºC. 

No entanto, o cenário muda (um pouco) de figura no sábado, 20 de julho. Apesar do céu estar pouco nublado em algumas zonas, as nuvens vão-se fazer sentir no litoral norte e centro, existindo até a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos. Com temperaturas entre os 15ºC e os 36ºC em todo o País, são novamente os distritos de Beja, Évora e Faro que vão contar com as temperaturas mais altas, enquanto que o Porto, Aveiro, Guarda, Leiria e Viana do Castelo não irão passar dos 25ºC. Braga continua a ser a exceção dos distritos do norte, com máximas de 27ºC, mas é também um dos distritos com mais possibilidades de aguaceiros. Já a capital portuguesa terá temperaturas entre os 19ºC e os 28ºC. 

Domingo, 21, será o espelho de sábado, sendo que as previsões do IPMA são semelhantes, apenas com ligeiras subidas da temperatura máxima. Vai ser um dia de muito calor em algumas zonas do País, como Beja (34ºC), Castelo Branco (35ºC), Évora (34ºC) e Faro (35ºC), mas o céu vai continuar nublado em distritos como Aveiro (23ºC), Leiria (24ºC) e Viana do Castelo (25ºC). Domingo será também o dia de menos calor em Lisboa, que vai contar com uma máxima de apenas 26ºC e estão previstas algumas nuvens, e o Porto, como tem acontecido nos últimos dias, não passará dos 24ºC.