Esta sexta-feira, 9 de agosto, um avião despenhou-se em Vinhedo, no interior de São Paulo, no Brasil. Morreram 61 pessoas no âmbito deste acidente e uma delas era portuguesa. Estamos a falar de Gracinda Marina Castelo da Silva, uma professora universitária de apenas 48 anos.

A professora estava a bordo do voo da companhia áerea Voepass juntamente com o marido, Nélvio José Hubner, com quem estava casada há 25 anos. O casal tinha três filhos em comum, que agora ficaram desamparados, de acordo com o "Correio da Manhã".

Gracinda Castelo da Silva era licenciada em Engenharia Química, curso que tirou na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, tendo feito mestrado e doutoramento na Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, lecionava na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O marido trabalhava como procurador municipal na prefeitura de Toledo desde 2011.

No rescaldo do trágico acidente, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, entrou em contacto com a família da professora universitária, dando as suas condolências. Já o atual primeiro-ministro, Luís Montenegro, também manifestou a sua "dor profunda", enviando também as suas condolências.

A universidade em que a professora lecionava – assim como outra colega, que seguia igualmente no voo – também já se manifestou. "A Universidade Tecnológica Federal do Paraná confirma, com enorme consternação e pesar, o falecimento de duas servidoras do seu quadro docente e de seus esposos", lê-se na missiva.

"Também foram vitimados os familiares de outros três professores e uma aluna da instituição", continua a universidade em comunicado, citado pela mesma publicação. A instituição decretou três dias de luto, como forma de homenagear a memória das vítimas mortais. 

Professora do secundário abusa de aluno. Docente teve sexo com menor enquanto o marido estava de férias
Professora do secundário abusa de aluno. Docente teve sexo com menor enquanto o marido estava de férias
Ver artigo

O avião da companhia aérea VOEPASS, um bimotor ATR-72-500, voava entre Cascavel e São Paulo, e despenhou-se por volta das 13h25 (17h25 em Lisboa). Despenhou-se no meio de algumas casas, depois de andar às voltas no ar. A caixa negra da aeronave, que tinha realizado mais dois voos na manhã de sexta-feira, já foi encontrada e por apurar estão as causas do acidente.