Sim, leu bem – vai mesmo poder ter o seu nome a orbitar a Terra. A LusoSpace, empresa portuguesa de engenharia espacial, está agora a embarcar numa das missões mais ambiciosas da história aeroespacial de Portugal, preparando o lançamento dos primeiros quatro satélites portugueses da sua futura constelação de 12 unidades. Neles, poderá ver o seu nome inscrito, numa iniciativa inédita que visa abraçar o povo português nesta viagem.

Está a chegar à Terra um cometa alienígena para espiar os humanos? Físico de Harvard acredita que sim
Está a chegar à Terra um cometa alienígena para espiar os humanos? Físico de Harvard acredita que sim
Ver artigo

O que vai acontecer é que estes satélites prometem revolucionar as comunicações marítimas globais, desde vigilância e segurança a operações de busca, salvamento e navegação inteligente. Este é um passo decisivo para posicionar Portugal como referência no setor espacial, e para celebrar os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, a constelação tem o nome de Lusíada. Posto isto, cada um dos quatro primeiros satélites vai receber o nome de uma grande figura da literatura nacional: Camões, Pessoa, Saramago e Agustina Bessa-Luís.

E como a LusoSpace quer levar todos os portugueses consigo até ao espaço, a empresa abriu uma campanha onde cada pessoa pode deixar o seu nome num formulário para que este seja inscrito num dos satélites. "Neste projeto queremos que os portugueses estejam e venham connosco deixar um cunho único na conquista do espaço", afirmou a Ivo Vieira, CEO da LusoSpace, em comunicado.

Assim, cada nome submetido será integrado num ficheiro digital de alta segurança e enviado para órbita. Para participar, basta seguir a página oficial da LusoSpace nas redes sociais (Instagram, Facebook e LinkedIn), comentar a publicação oficial da campanha com o nome que quer enviar e identificar quatro pessoas. No entanto, o número de participações é limitado, pelo que o melhor é apressar-se.