
Um grupo de mulheres está prestes a ir ao espaço – sim, leu bem. São seis as mulheres que estão prestes a fazer história ao integrarem a primeira missão totalmente feminina da Blue Origin, a empresa aeroespacial fundada por Jeff Bezos. Vão a bordo do foguetão New Shepard, que tem lançamento marcado para esta segunda-feira, 14 de abril, a partir do Texas, Estados Unidos.
No total, a viagem dura cerca de 11 minutos e atinge uma altitude de 105 quilómetros – ultrapassando assim a linha de Karman, o limite reconhecido entre a atmosfera terrestre e o espaço. Embora não entrem em órbita, a missão é simbólica, já que marca o regresso de uma tripulação exclusivamente feminina ao espaço desde o voo solitário da cosmonauta Valentina Tereshkova, em 1963, diz o "The Columbus Dispatch".
Mas, afinal, quem vai ao espaço? A grande estrela da missão é Katy Perry. A cantora, que já vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo, integra esta viagem espacial como uma forma de inspirar a filha, Daisy Dove, e outras crianças a sonharem sem limites. Além de pop star, a cantora é embaixadora da Boa Vontade da UNICEF e conhecida pelo seu ativismo em prol de causas sociais.
Quem também não vai faltar ao evento é Lauren Sanchez, a companheira do multimilionário que detém a empresa. A mulher de Jeff Bezos é uma jornalista premiada, piloto, vice-presidente da Bezos Earth Fund, fundadora da empresa Black Ops Aviation e autora de um livro infantil sobre exploração espacial – já lhe contámos tudo sobre ela aqui.
A acompanhar esta dupla estará também Gayle King, uma das figuras mais reconhecidas da comunicação social norte-americana. É co-apresentadora do programa "CBS Mornings", editora da revista "Oprah Daily" e tem-se destacado pela forma empática como conduz entrevistas e pelo papel que desempenha no jornalismo há várias décadas.
A tripulação inclui ainda Aisha Bowe, antiga engenheira aeroespacial da NASA e atual empreendedora, e Amanda Nguyễn, que junta ao voo o peso do seu currículo científico e como ativista. É investigadora na área da bioastronáutica, trabalhou em projetos da NASA e do MIT, sendo também uma reconhecida defensora dos direitos de vítimas de violência sexual.
Kerianne Flynn, produtora de cinema e profissional da área de recursos humanos, fecha o leque de tripulantes. Esta está mais ligada à cultura e ao impacto comunitário, já que é co-produtora de documentários e tem-se dedicado a projetos que questionam estereótipos de género e promovem a equidade. Na fotogaleria, espreite as fotos de cada uma delas.