O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos sob aviso laranja entre esta sexta-feira, 29 de outubro, e sábado, 30, devido à chuva forte, e outras regiões do País estão sob aviso amarelo desde sexta-feira, a partir da meia-noite, e até às seis da manhã de sábado. A precipitação intensa prevista para os próximos dias foi designada pelo IPMA como “rio atmosférico", de acordo com o "Observador", e já levou a Proteção Civil a emitir um alerta.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) existe a "possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis", e destaca em específico alguns perigos iminentes devido ao quadro meteorológico anunciado pelo IPMA.
Entre eles está a "possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem", também de inundação "nas zonas historicamente mais vulneráveis" e "possibilidade de queda de ramos ou árvores" e cortes nas "redes de comunicações e energia", enumera num aviso publicado no Facebook.
Para prevenir eventuais danos, a ANEPC recomenda que os condutores tenham uma "condução defensiva, reduzindo a velocidade", que tanto condutores como peões tenham cuidado ao passar em zonas com árvores, bem como junto a orlas costeiras e zonas ribeirinhas. Quanto às zonas que ficarem inundadas, é deixado o alerta para que a população não atravesse estas áreas "de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas".
Em aviso laranja estão os distritos de Braga, Aveiro, Viana do Castelo, Vila Real, Porto e Viseu e sob aviso amarelo encontram-se todos os restantes distritos de Portugal continental, com exceção de Portalegre, Beja, Évora e Faro.
Além da previsão de chuva forte, que manter-se-á até domingo, o IPMA prevê subida da temperatura mínima e descida da máxima em todo o País para esta sexta-feira e ainda vento por vezes forte, com rajadas, no litoral e terras altas.