Rui Costa foi eleito este domingo, 10 de outubro, o 34.º presidente do Sport Lisboa e Benfica. O anúncio oficial surgiu durante a madrugada, depois de milhares de sócios votarem para eleger o presidente que iria suceder a Luís Filipe Vieira, que assumiu o cargo ao longo de quase 18 anos e que, em julho deste ano, suspendeu funções depois de ter sido considerado suspeito de crimes de abuso de confiança, burla qualificada e fraude fiscal.

No total, o ato eleitoral contou com mais de 40 mil votantes. A lista A, encabeçada por Rui Costa, somou 84.48% dos votos enquanto a lista B, de Francisco Benitez, conseguiu apenas 12.14%. De todos os votos, 2.72% foram em branco e 0.56% foram considerados nulos.

O que levou à detenção de Luís Filipe Vieira? Pode sair em liberdade? 6 perguntas e respostas
O que levou à detenção de Luís Filipe Vieira? Pode sair em liberdade? 6 perguntas e respostas
Ver artigo

No seu discurso de vitória, que decorreu já depois das 5 horas deste domingo, Rui Costa agradeceu aos sócios pela forma expressiva com que se fizeram ouvir. "O grande vencedor desta eleição foi, é e será o Benfica. Contou com 40.085 votantes e foi a maior mobilização para uma eleição sem paralelos em Portugal e rara no mundo. Ficou expressa a força em relação ao nosso futuro", começou por dizer.

Devido ao número de votos que recebeu, Rui Costa diz-se consciente "das responsabilidades" que recaem agora sobre si. "Não temos vencedores ou vencidos, mas virámos uma página do clube. A causa que nos une é o Benfica e não temos outra. O objetivo é vencer todas as competições onde estivermos presentes. Essa é a prioridade absoluta", refere.

Sobre o desafio que tem pela frente, Rui Costa reforçou ser claro aquilo que se espera dele enquanto presidente do clube. "Pedi adesão e a resposta foi esta. Magnífica. É o jogo mais difícil da minha vida. Sei a responsabilidade que tenho em cima dos meus ombros."

No entanto, garante que não será o presidente "só de uma parte", mas sim "de todos os benfiquistas".

"Gostei do apoio de toda a gente e não desprezo quem não votou em mim. A grande vitória foi o Benfica ter ganho por goleada por ter 40.085 votantes. O Benfica está vivo e muito bem vivo."

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.