O tempo parece não querer dar tréguas - nem mesmo no final do mês de outubro. Com o sol, o calor, a chuva e o frio a fazerem parte do outono, estes últimos tempos têm sido difíceis para escolher o outfit ideal com que sair de casa ou as atividades ao ar livre para fazer com as crianças, e o próximo fim de semana, 26 e 27 de outubro, vai ser igual a todos os outros dias desta estação do ano. Previsão de chuva, mas o sol vai continuar a espreitar. 

Proteja os miúdos da chuva de forma divertida. 13 galochas amorosas para os miúdos (desde 13,99€)
Proteja os miúdos da chuva de forma divertida. 13 galochas amorosas para os miúdos (desde 13,99€)
Ver artigo

E sim, existe mesmo a distinção de dias com chuva e dias com sol. Isto porque, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sábado vai ser carregado de aguaceiros e avisos de agitação marítima, mas o domingo vai contar com sol de norte a sul do País - por isso, se quiser ir passear, o melhor é fazê-lo no dia 27.

A começar pelo sábado, o resumo são aguaceiros fracos e uma descida acentuada da temperatura, com Lisboa a ter de máxima 19ºC e de mínima 12ºC, enquanto que as temperaturas no Porto vão oscilar entre os 10ºC e os 16ºC. 

Guarda será o distrito, no sábado, onde se sentirá mais frio, tendo uma mínima de apenas 3ºC e uma máxima de 9ºC (alguém pediu o inverno?), seguido logo de Bragança, com as temperaturas entre os 4ºC e os 14ºC. O interior do País, no geral, será a zona com as temperaturas mais baixas, uma vez que todas as mínimas previstas são abaixo dos 10ºC, e a máxima não ultrapassa os 17ºC. A chuva irá fazer-se sentir em todo o País com exceção das ilhas, onde o céu estará apenas parcialmente nublado e as temperaturas vão oscilar entre os 16ºC e os 22ºC, e a costa de Lisboa e Leiria estará sob aviso amarelo entre as 12h e as 21h devido à agitação marítima. 

Já no domingo, 27 de outubro, o caso muda de figura, o ideal para quem prefere o sol a brilhar lá no alto - mas atenção, sol não é sinónimo de calor. As temperaturas mínimas, especialmente no interior do País, vão continuar algumas abaixo dos 10ºC, com Guarda a registar 4ºC, Vila Real e Viseu a registar 5ºC, Portalegre a registar 6ºC e Castelo Branco a registar 7ºC.

O litoral também não vai ter muita sorte, uma vez que a temperatura mínima mais alta prevista é de 13ºC em Setúbal, enquanto que Leiria, Porto e Braga vão mesmo ter uma mínima de 7ºC. Ainda assim, as máximas vão subir ligeiramente, dando a oportunidade a todos de sair de casa e aproveitar o dia. 

Só o distrito de Guarda é que vai contar com uma máxima de 12ºC, e está previsto nos outros restantes distritos a máxima ultrapassar os 15ºC. Lisboa, Sagres, Faro, Évora, Beja e Braga irão contar com uma máxima de 19ºC, Setúbal de 21ºC, Aveiro e Santarém de 20ºC e Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Coimbra, Castelo Branco e Sines com uma máxima de 18ºC. Neste dia não existem avisos amarelos, e as ilhas, com as temperaturas a oscilar entre os 16ºC e os 23ºC, vão contar com o céu parcialmente nublado, sendo que há a previsão de aguaceiros em Santa Cruz e no Porto Santo.