Até 3 de setembro, se parar na área de serviço de Alcácer do Sal (sentido sul-norte), pode fazer mais do que beber um café ou comprar uma sandes que lhe vai custar o seu peso em ouro. Especialmente se estiver cansado, a Emma Power Nap Station é o local para onde se deve dirigir.
Este espaço, que resulta de uma parceria entre a Emma – The Sleep Company e a Brisa Autoestradas, já está disponível desde esta segunda-feira, 13 de agosto, e tem como destinatários todos os que queiram descansar ou passar pelas brasas antes de seguir viagem. O projeto-piloto, que parece um verdadeiro quarto de hotel, é confortável e está equipado com tudo o que é necessário para uma pausa retemperadora de energias: persianas que permitem diminuir a luz no interior, ar condicionado, ambientador que perfuma o ar e ainda uma playlist com músicas relaxantes.
De acesso totalmente gratuito, a Emma Power Nap Station funciona das 15 horas até às 23 horas. Tem capacidade para turnos de descanso de 20 minutos e pode acomodar até duas pessoas, desde que façam parte do mesmo grupo de viagem. Os viajantes podem optar por descansar numa cama para fazer uma sesta ou simplesmente repousar.
O cansaço diminui a segurança rodoviária e pode pôr em perigo não só quem conduz como quem está à volta. Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a sonolência provoca cerca de 20% dos acidentes de viação, de tal forma que os efeitos da fadiga na condução podem ser comparados aos efeitos provocados pelo álcool. Após 19 horas de privação de sono, a diminuição de desempenho é equivalente à observada em indivíduos com uma taxa de álcool no sangue de 0,50g/l, por exemplo.
A Associação Portuguesa do Sono (APS) alerta para o facto de a condução com sono ser a principal causa de acidentes fatais, principalmente em autoestradas, realçando que os doentes com apneia do sono - uma condição que leva à
hipersonolência diurna e à redução da concentração e da atenção – têm entre 2 a 12 vezes mais risco de sofrer um acidente de viação.