Foi bom enquanto durou. O outono chegou a meio de setembro, mas a chuva e o frio tinham ficado ainda no início do ano, e ainda deu para aproveitar uns bons raios de sol de calção e t-shirt enquanto se fingia que o tempo mais frio ainda estava por vir. Pois bem, a altura do frio gélido e dos casacos polares já chegou - e este fim de semana de 14 e 15 de dezembro, a apenas uma semana de se oficializar o inverno, vai ser de arrasar. 

Dias frios pedem botas. Este modelo de cano alto não custa mais de 30€ e está a fazer furor
Dias frios pedem botas. Este modelo de cano alto não custa mais de 30€ e está a fazer furor
Ver artigo

Apesar de a chuva não chegar a Portugal continental e ficar-se apenas pelos arquipélagos, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que o frio vai fazer-se sentir, com alguns distritos a chegar às temperaturas negativas. No sábado, 14, este é o caso de Guarda e Bragança, que vão contar com uma mínima de -1ºC e -2ºC, respetivamente, e Vila Real vai chegar aos 0ºC de temperatura mínima, com Viseu a ficar-se pelos 3ºC. Já de máximas, na parte norte do País, o distrito de mais calor será Braga, com 16ºC, seguido do Porto com 15ºC. 

Ainda assim, é bom ressalvar que nenhuma temperatura mínima chegará aos 10ºC, exceto em Faro, que terá essa mesma temperatura (com máximas de 18ºC, a maior do País), e que o País estará todo por baixo de uma grande nuvem cinzenta. Em Lisboa, a temperatura esperada será entre os 9ºC e os 14ºC, com Évora a ter entre os 4ºC e os 15ºC e Setúbal a ter entre os 7ºC e os 16ºC. Nos arquipélagos, a chuva irá fazer-se sentir em todas as ilhas, mas as temperaturas rondam todas os 13ºC e os 22ºC, fazendo com que ainda seja possível sair à rua. 

No domingo, 15 de dezembro, o cenário continua o mesmo: períodos de céu muito nublado - mas o sol vai espreitar entre as nuvens -, vento moderado, nevoeiro matinal e possibilidade de formação de geada. As temperaturas mínimas serão as mesmas, com Guarda e Bragança a contar com mínimas de -1ºC e -2ºC, respetivamente, e Vila Real a chegar aos 0ºC. Com exceção do sul do País, e à semelhança do que vai acontecer no sábado, nenhum distrito vai chegar aos 10ºC de mínima, com Lisboa a ficar-se entre os 8ºC e os 15ºC e o Porto entre os 7ºC e os 14ºC. 

No interior, as máximas serão todas entre os 8ºC e os 12ºC, sendo esta a parte mais fria do País no domingo, uma vez que o litoral contará com máximas entre os 15ºC e os 17ºC. O sul é a exceção, com Faro, Sines e Sagres a chegarem aos 10ºC de mínima, com os dois primeiros distritos com uma máxima de 17ºC e o terceiro uma máxima de 19ºC. Já nos arquipélagos, a chuva vai continuar com muitas nuvens cinzentas, mas não se espera uma temperatura abaixo dos 15ºC.