A começar já na próxima semana, o trânsito em Lisboa vai sofrer alterações, nomeadamente entre Alcântara e o Parque das Nações. A zona da Baixa-Chiado vai estar limitada apenas ao trânsito local e transportes públicos, fazendo com que as pessoas sejam obrigadas a utilizar a designada quinta circular. Ainda não se sabe se as mudanças implementadas pela Câmara Municipal de Lisboa serão temporárias ou definitivas, avança a "SIC Notícias".

Este impedimento deve-se às várias obras que se encontram a ocorrer na cidade de Lisboa, seja a expansão do Metro, as reparações de estradas e passeios, ou os túneis de drenagem que estão a ser construídos para que futuramente a capital seja capaz de atravessar futuras cheias de uma forma menos caótica. Devido a todos estes fatores, a câmara vai interditar a circulação na zona ribeirinha da cidade.

Mecanismo que bloqueia os carros quando o condutor está sob efeito de álcool vai ser testado em Portugal
Mecanismo que bloqueia os carros quando o condutor está sob efeito de álcool vai ser testado em Portugal
Ver artigo

Deste modo, apenas transportes públicos ou residentes ou trabalhadores serão autorizados a transitar na zona, e o intuito é que quem entre na cidade passe por Estrela, Rato, Conde Redondo, Praça do Chile e Paiva Couceiro, chegando ao Parque das Nações sem passar pela zona ribeirinha.

"Muita gente passa na Baixa para ir, por exemplo, para o Parque das Nações, e isso é que não faz sentido. Faz muito mais sentido utilizar esta ideia da quinta circular. (...) Isto é necessário porque estamos a viver momentos em que temos obras muito complexas", afirmou Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa.

Para além disso, os veículos com mais de 3,5 toneladas vão passar a ser impedidos de entrar na zona da Baixa-Chiado.

Por reconhecer que o trânsito na cidade pode tornar-se caótico, a autarquia admite que este plano não se encontra fechado, estando disponível para adaptar as regras caso as alterações não se sucedam como planeado.