Maria do Céu Resende Nunes da Silva morreu no sábado, 22 de fevereiro, depois de a viatura em que seguia ter se despistado ao regressar de uma excursão turística no Sul de São Tomé e Príncipe. 

Sabe-se agora que a portuguesa, natural de Arrifana, Santa Maria da Feira, Aveiro, era vice-presidente da Associação Empresaria do concelho de Santa Maria da Feira (AEF) e estava ligada a vários projetos de voluntariado e trabalho social, tendo, em 2017, fundado a associação Por + Sorrisos: Portugal - Cabo Verde, avançou o Notícias ao Minuto. 

Desafio da internet acaba em morte. Jovem injetou-se com resíduos de borboleta esmagada
Desafio da internet acaba em morte. Jovem injetou-se com resíduos de borboleta esmagada
Ver artigo

“A Céu foi um verdadeiro pilar da nossa Associação nos últimos três anos. Neste segundo mandato, o seu envolvimento seria ainda maior, algo que já tinha sido reconhecido e calorosamente assumido por toda a equipa. O seu desaparecimento, de forma tão trágica e inesperada, deixa um vazio imenso”, pode ler-se na nota de pesar da AEF. 

Fontes hospitalares e dos bombeiros confirmaram à Lusa, citada pela CNN, que o acidente ocorreu durante a manhã, na localidade de Ponta Baleia, quando um grupo de oito turistas regressava do extremo sul de São Tomé, em duas viaturas. A viatura em que seguia Maria da Silva capotou, acabando por morrer no local. 

No domingo, 23 de fevereiro, a Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe disse estar a fazer as diligências necessárias para que sejam emitidos “o mais rapidamente possível” os documentos exigidos para o envio do corpo da portuguesa.