Durante várias horas, foram muitos os utilizadores do Twitter que, esta quinta-feira, 14 de janeiro, fizeram com que a hashtag #VermelhoEmBelem se tornasse num dos assuntos mais comentados da rede social. A ação simbólica é uma onda de apoio a Marisa Matias, depois de um comentário depreciativo feito por André Ventura durante a sua ação de campanha em Portalegre.

"Não fica muito bem em termos de imagem [ter] assim os lábios muito vermelhos como se fosse uma coisa de brincar", disse o candidato à presidência da República e líder do Chega. Foi o que bastou para que, em poucas horas, o Twitter estivesse pintado de vermelho em protesto contra a intolerância e o machismo, numa ação que movimentou figuras da política e utilizadores anónimos.

"Parece que o batom vermelho incomoda o cobarde sexista André Ventura", escreveu Fabian Figueiredo, membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda no Twitter. A mensagem foi acompanhada de uma imagem em que o próprio surge de lábios pintados a vermelho.

Tino de Rans. O fenómeno que representa o povo e "desarma o snobismo"
Tino de Rans. O fenómeno que representa o povo e "desarma o snobismo"
Ver artigo

"Nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir. Muito menos para denegrir as suas ideias por associação. Diz não ao machismo", escreveu Miguel Costa Matos, deputado do Partido Socialista e Secretário-Geral da Juventude Socialista.

Já a utilizadora Inês Melo Sampaio escreveu que "nem todas as feministas votam Marisa, mas todas adoram batom vermelho e, sobretudo, detestam machistas". A imagem que acompanhava a mensagem era, também ela, com lábios pintados.

A adesão por parte de uma larga maioria de utilizadores das redes sociais fez com que o termo #VermelhoEmBelém subisse aos primeiros lugares dos assuntos mais comentados da rede social, chegando até à candidata presidencial Ana Gomes — que além de partilhar algumas das imagens que iam sendo postas a circular, prometeu entrar no movimento de apoio.

A própria Marisa Matias também reagiu, através das suas redes sociais, publicando uma fotografias usando batom vermelho e a hastag #VermelhoEmBelem. "Faltam dez dias. É retocarmos o baton e darmos uma lição", lê-se na mensagem.

O movimento de solidariedade contra o machismo e a intolerância surge no mesmo dia em que uma sondagem realizada pela Pitagórica para a TVI e para o jornal "Observador" dão conta de que, pela primeira vez, André Ventura ultrapassa Ana Gomes nas intenções de voto.

Nesta nova indicação, o candidato do Chega surge à frente da adversária em segundo lugar, ainda que com uma margem curta, ao somar 11% de intenção de votos. Nesta recolha de dados, Ana Gomes surge em terceiro lugar com 10.8%.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.