A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, anunciou esta segunda-feira, 5 de outubro, que vai iniciar o período de isolamento depois de ter estado em contacto com António Lobo Xavier, um dos secretários de Estado agora infetado com COVID-19. O anúncio foi feito através da sua página oficial do Twitter, no qual reforça a adoção pelas medidas necessárias de combate e prevenção ao surto do novo coronavírus.
"Fui informada de que, na terça-feira passada, participei numa reunião na qual estava uma pessoa que ontem [referindo-se a este domingo, 4 de outubro] teve o teste positivo para a infeção por COVID-19. De acordo com as regulamentações em vigor, estarei em isolamento até amanhã [terça-feira, 6 de outubro]", escreveu Von der Leyen.
A presidente do executivo comunitário fez um teste de despiste à doença na quinta-feira, 1 de outubro, que acusou negativo, mas irá agora fazer outro ainda esta segunda-feira.
Desconhece-se, no entanto, se Von der Leyen registou algum sintoma de infeção desde o resultado do primeiro teste à notícia de que um dos conselheiros de Estado com quem esteve na reunião estaria infetado.
Nessa reunião de Conselho de Estado, em Portugal, a presidente da Comissão Europeia esteve a três cadeiras de distância de António Lobo Xavier. Após essa reunião, Von der Leyen participou na Cimeira Europeia que contou com a presença do presidente do Conselho Europeu, com o presidente do Parlamento e com os representantes do poder executivo da União Europeia.
Os testes de despiste ao vírus de Marcelo Rebelo de Sousa, Eduardo Ferro Rodrigues e António Costa deram negativo.