Se vai de transportes para o trabalho, não temos notícias muito boas: os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) anunciaram que vão fazer greve. Além de já a terem levado a cabo esta terça-feira, 2 de janeiro, esta vai voltar a repetir-se também na quinta-feira, 4. Isto vai fazer com que haja "perturbações significativas" na circulação dos comboios, de acordo com a Comboios de Portugal (CP).

A paralisação vai abranger os os trabalhadores de operação, comando, controlo, informação, gestão de circulação e conservação ferroviária da IP. Já os motivos vão ao encontro daqueles que têm estado a ser reclamados nas últimas greves – e passam pela melhoria das condições de trabalho e a atualização dos vencimentos da profissão, avança o "Correio da Manhã".

Por isso, nos dias em que a paralisação vai estar a decorrer, estão garantidos serviços mínimos, com a previsão de circulação do Alfa Pendular e Intercidades, Regional, InterRegional e Internacional, Comboios Urbanos do Porto, Comboios Urbanos de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa. A CP refere ainda que a greve também poderá afetar os serviços nos dias 3 e 5 de janeiro.

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Aquando da paralisação que decorreu em setembro de 2022, a IP tinha feito o compromisso de negociar um acordo, mas isso não aconteceu desde então, avança Adriano Filipe, presidente da Aprofer - Associação Sindical dos Profissionais do Comando e Controlo Ferroviário, citado pela mesma publicação.

"Há 17 anos que novos postos de trabalho carecem de uma regularização do funcionamento e, portanto, nós trabalhamos nos moldes ainda da antiga CP", indicou o responsável, acrescentando que aquilo que está a ser pedido "é uma diferença de remuneração em relação àquilo que se paga nas estações", já que cerca de 300 trabalhadores têm "o mesmo escalão remuneratório dos trabalhadores" desses locais.

Por isso, se já adquiriu bilhete para viajar nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional nestes dias, a empresa de transporte ferroviário garante que procede ao reembolso total do valor do bilhete ou à sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe. Pode fazê-lo na plataforma myCP, no caso de os ter adquirido online ou na aplicação, até 15 minutos antes da partida do comboio da estação de origem ou em qualquer bilheteira.

"Após este prazo, e até 10 dias após o término da greve, o reembolso poderá ser solicitado através do preenchimento do formulário de contacto online ("Reembolso por Atraso ou Supressão"), com a inclusão da digitalização do bilhete original", conclui a CP no site oficial, lamentando pelos incómodos causados.