Começou esta quinta-feira, 24 de outubro, a greve da CP. De acordo com a CP, foram suprimidos, neste primeiro dia de greve, 35 comboios na Linha de Sintra, 12 na Linha da Azambuja e 11 na do Sado, segundo avançou o “Correio da Manhã”. 

Na semana em que se anunciou o Passe Ferroviário Verde, já estava também programada uma série de greves que afeta praticamente todos os comboios incluídos neste novo passe. 

As perturbações na circulação nos comboios da CP estão em vigor de 24 de outubro a 3 de novembro. Nos primeiros dois dias de greve serão afetados os Urbanos de Lisboa, com especial impacto nas Linhas de Sintra, Azambuja e Sado.

Vai aderir ao Passe Ferroviário Verde da CP? Leia bem as condições (e prepare-se para as greves)
Vai aderir ao Passe Ferroviário Verde da CP? Leia bem as condições (e prepare-se para as greves)
Ver artigo

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro, os comboios afetados são os Regionais, Inter-Regionais, Urbanos de Coimbra e Urbanos do Porto. 

Dia 31 de outubro, a paralisação será total. Serão então afetados os comboios Alfa Pendular, Intercidades, Regional, Inter-Regional, Urbanos e Internacional Celta. Para este dia foram definidos serviços mínimos apenas para os serviços Urbanos de Lisboa e Porto, e Regional e Inter-Regional.

De acordo com o que foi publicado na página do Conselho Económico e Social (CES), a totalidade das composições [vão decorrer] nas linhas urbanas de Lisboa e Porto, regionais e inter-regionais, entre as 6h e as 7h30 e as 18h30 e as 20h, nos exatos termos previstos antes da apresentação do pré-aviso". Fora desse período, estão previstos então serviços mínimos.

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro, a CP avança que poderão ocorrer perturbações pontuais, nomeadamente no serviço Urbanos de Lisboa e Intercidades Lisboa/Algarve.

O protesto que motiva as greves "tem que ver com a remuneração", sendo que, segundo o sindicato, o acordo prevê passar um "prémio de subsídio de transporte e disponibilidade para o salário base", algo que traria vantagens aos trabalhadores, avança o “Correio da Manhã”. 

Para quem já tenha bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, Inter-Regional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total dos bilhetes ou a sua troca gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe. 

O reembolso ou troca podem ser efetuados no site "myCP" na área “Os seus bilhetes” (para bilhetes adquiridos na bilheteira online e na aplicação da CP) ou nas bilheteiras, até aos 15 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente.