A partir desta terça-feira, 1 de agosto, a Jornada Mundial da Juventude tem início em Portugal. Quer seja um peregrino que lá vai picar o ponto ou pertença ao grupo que se vai afastar de Lisboa durante uns dias, convém saber com que temperaturas é que pode contar.

Évora, Beja, Castelo Branco, Faro e Portalegre são os distritos do País que vão ter as máximas mais altas na próxima semana. O Algarve, que estará sob aviso amarelo até quarta-feira, 2 de agosto, devido às altas temperaturas, pode chegar aos 36ºC de máxima nos próximos dias, assim como Castelo Branco – e, se quer afastar-se da confusão da capital para fazer praia, estes podem ser os destinos indicados.

Mais de 4.800 crianças abusadas pela Igreja em Portugal. Este é o outdoor de protesto que vai ser erguido em Lisboa durante a JMJ
Mais de 4.800 crianças abusadas pela Igreja em Portugal. Este é o outdoor de protesto que vai ser erguido em Lisboa durante a JMJ
Ver artigo

Se não tem outro remédio a não ser ficar por Lisboa, temos boas notícias: as temperaturas não vão estar tão elevadas como os distritos anteriores, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Isto é, esta segunda-feira, 31 de julho, o céu estará "pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade até ao início da manhã e a partir do final da tarde" e com os termómetros a chegarem aos 27ºC, subindo para 28ºC na quinta-feira, 2.

No Porto e em Viana do Castelo, o tempo vai estar bastante mais fresco, com as máximas a não ultrapassarem os 25ºC e a possibilidade da ocorrência de "períodos de chuva em geral fraca", segundo o IPMA. Este é um cenário que, eventualmente poderá chegar a outros locais do País, já que, a partir de quinta-feira, 3, vai registar-se uma "pequena descida de temperatura" em todo o território português.