Apesar de o verão ter começado oficialmente a 20 de junho, o estado do tempo não tem correspondido ao que seria de prever. Nos últimos dias, houve, por todo o País, chuva, trovoada e até alertas emitidos por parte do Instituto Português do Mar e da Amostfera (IPMA).

Porém, a mesma entidade prevê que, para a semana, o verão deverá voltar. A chuva irá passar, as nuvens deverão dissipar e o sol voltará a espreitar. Em Lisboa, os termómetros chegarão aos 30ºC, embora também desçam para os 16ºC, no que toca à temperatura mínima.

Este ano vai poder ir aos festivais de verão à pala (e tudo graças à Coca-Cola)
Este ano vai poder ir aos festivais de verão à pala (e tudo graças à Coca-Cola)
Ver artigo

O Porto deverá atingir os 27ºC, bem como os 14ºC, mas sempre com algumas nuvens. Em Faro sentir-se-ão 31ºC de temperatura máxima e 17ºC de temperatura mínima. Já em Évora vão ser registados, à partida, 38ºC (e 31ºC no dia mais frio da semana que vem).

Na Guarda, tanto se farão sentir 10ºC como 29ºC. Em Braga tanto poderão esperar 13ºC de mínima como 35ºC de máxima. No Funchal, na Madeira, as temperaturas estarão mais amenas, entre os 18ºC e os 26ºC, sempre com nuvens a acompanhar. Em São Miguel, nos Açores, oscilarão entre os 18ºC e os 25ºC.

"A partir de segunda-feira teremos o anticiclone dos Açores (…), uma semana de sol, com as temperaturas a subirem de forma sustentada e gradual, pelo menos até ao fim de semana", garantiu o climatologista Mário Marques em entrevista à TVI. Esta mudança no estado do tempo vai coincidir com o começo do mês de julho.