A Vodafone foi alvo de um ciberataque "deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações", anunciou esta terça-feira, 8 de fevereiro, a operadora em comunicado enviado às redações.
As falhas na rede tiveram início na noite desta segunda-feira, 7 de fevereiro, e estão a afetar "a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital".
De acordo com a Vodafone, assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a operadora agiu "de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços". Até agora, já foram repostos "os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País".
"Infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira", frisa a empresa em comunicado.
A Vodafone diz ainda que, até à data, não há "quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos", e frisa que a investigação do ato criminoso a que foram sujeitos se irá "prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes".