Depois de um calor abrasador, a chuva e a trovoada voltam a ser os protagonistas do tempo em Portugal nos próximos dias. Com temperaturas amenas, por vezes até altas, mas com muitos aguaceiros previstos, esta vai ser uma semana em que o melhor é mesmo tirar o guarda-chuva de onde o guardou.

Setembro é amanhã. Veja as primeiras imagens do documentário de Maria Cerqueira Gomes
Setembro é amanhã. Veja as primeiras imagens do documentário de Maria Cerqueira Gomes
Ver artigo

A partir de quarta-feira, 26, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) as temperaturas vão baixar, sendo que Lisboa contará com 23ºC de máxima e 16ºC de mínima, num dia que vai contar com aguaceiros. Já no Porto as temperaturas vão oscilar entre os 15ºC e os 21ºC e, apesar de não estar prevista chuva, o céu vai estar muito nublado.

Ainda assim, apesar de algumas temperaturas baixas, alguns distritos vão ter bastante calor, como é o caso de Bragança, que vai chegar aos 31ºC. No entanto, este é também o distrito onde estão previstos mais aguaceiros. O resto do País vai ter temperaturas entre os 11ºC (mínima prevista para Guarda) e os 30ºC (máxima prevista para Vila Real), sendo que a chuva estará mais no litoral e no norte. Nas ilhas, as temperaturas também oscilam entre os 16ºC e os 26ºC, e apenas irá chover em Santa Cruz das Flores, na Madeira. 

Na quinta-feira, 27 de junho, o cenário continua o mesmo. Apesar das temperaturas altas, com Bragança a chegar aos 33ºC e Vila Real e Évora aos 31ºC, a chuva está prevista continuar a cair, e desta vez em todo o País. Lisboa vai contar com 26ºC de máxima e 16ºC de mínima, enquanto que o Porto terá temperaturas entre os 16ºC e os 23ºC. Sines, Sagres e Faro serão os distritos com menos calor, tendo uma temperatura máxima de 22ºC, e a chuva chega também às ilhas neste dia onde o termómetro vai rondar os mesmos valores. 

Já a sexta-feira, 28, vai contar com períodos de céu muito nublado e aguaceiros que podem ser acompanhados por granizo e trovoada. Lisboa vai ter um dia cinzento, com muitas nuvens e temperaturas entre os 17ºC e os 24ºC, e a cidade Invicta, apesar das mesmas temperaturas, vai ver o sol a espreitar por entre as nuvens. No entanto, só mesmo o Porto é que escapa aos aguaceiros, porque está prevista chuva para o resto dos distritos do norte. Bragança e Braga continuam com a temperatura mais alta, de 29ºC, enquanto que Guarda, Évora e Beja terão a temperatura mais baixa, de 15ºC. 

No fim de semana, 29 e 30, mesmo para acabar o mês de junho, a chuva parece acalmar e não está prevista para nenhum distrito.  Apesar das baixas temperaturas, onde o termómetro vai rondar os 11ºC e os 26ºC no sábado e os 13ºC e os 29ºC no domingo (incluindo já as ilhas), o céu vai estar menos nublado e o sol vai espreitar em quase todo o País.