Através de referências de jornais internacionais, como o "The Guardian" ou o "The New York Times", o novo vídeo promocional do Alentejo mostra o que de me melhor se diz lá fora sobre o que existe cá dentro. “We Call it Alentejo”, é uma iniciativa da Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), cujo objetivo é “gerar notoriedade para o Alentejo junto dos principais mercados emissores internacionais”, revela a ARPTA em comunicado, de acordo com o "Dinheiro Vivo" que cita a agência Lusa.

Neste filme promocional, coloca-se “em evidência os atributos com que, ao longo dos últimos anos, os principais meios de comunicação social internacionais têm descrito o destino”, continua a ARPTA. O vídeo destaca imagens das praias, dos campos, do património cultural — como é o caso do Templo Romano de Évora — e, claro, da gastronomia sempre acompanhada dos vinhos da região.

Zanzibar, Bali ou Islantilha. 10 destinos maravilhosos de praia que já estão a aceitar reservas para o verão
Zanzibar, Bali ou Islantilha. 10 destinos maravilhosos de praia que já estão a aceitar reservas para o verão
Ver artigo

O filme vai ganhar vida noutros idiomas, como o espanhol, o alemão ou o português do Brasil, de forma a chegar a um público ainda mais vasto que possa visitar a região assim que as condições em contexto de pandemia o permitirem.

Além destas qualidades, o vídeo pretende atrair os visitantes pela “sustentabilidade, a ruralidade, a natureza, a baixa densidade populacional, a boa gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias”, tão características do Alentejo, território que ocupa praticamente um terço da área de Portugal continental.

De acordo com o presidente da agência, Vítor Silva, “o resultado é um filme simples que evidencia toda a beleza do território e que, estou certo, irá seduzir muitos turistas, assim que situação sanitária permita as viagens internacionais”. Enquanto os estrangeiros não vêm, eis o que também os portugueses podem descobrir cá dentro.