De pessoas que se fazem por familiares de outras a falsas propostas de trabalho, passando pelo pedido de pagamento de faturas em atraso, muitas são as fraudes que são levadas a cabo na Internet e, mais especificamente, no WhatsApp. E se já tinha de ter cuidado com todas elas, deverá estar especialmente atento, porque parece que anda aí mais uma.
O novo esquema que está a circular pela aplicação de mensagens da Meta incide sobre outra rede social, o TikTok. Essencialmente, há pessoas que se fazem passar por funcionários dessa rede social, como se estivessem em processo de recrutamento e quisessem promover certas contas, colocando os utilizadores em grandes grupos para promovê-las, diz o "Correio da Manhã".
A fraude começa com a receção de uma mensagem no WhatsApp, através da qual os utilizadores são convidados a participar numa atividade aparentemente simples – deixar um "gosto", fazer um comentário e seguir as contas mencionadas na mensagem, com a promessa de uma recompensa monetária generosa.
De acordo com a mesma publicação, os burlões prometem uma recompensa diária de até centenas de euros por dia. No entanto, as autoridades já alertaram para o facto de esta ser uma tática fraudulenta e perigosa, pelo que, se for adicionado a estes grupos, deverá sair e bloquear o número que o adicionou de imediato.
O TikTok também frisa que este tipo de mensagens são esquemas, uma vez que nem a rede social, nem os seus parceiros operam desta forma. "Por favor, esteja atento e pense duas vezes antes de partilhar informações pessoais ou enviar dinheiro. Verifique sempre as fontes de informação", lê-se num comunicado da rede social.