Para muitos, a pele seca é um pesadelo. No inverno, o frio dificulta a missão de ter uma pele hidratada. No verão, o calor torna-se o maior aliado da desidratação. Por isso, se sente que está numa luta constante com a sua pele – e que nem os cremes ou bálsamos mais untuosos o salvam –, talvez esteja na altura de olhar para a sua rotina alimentar.

A hidratação também vem de dentro. Logo, beber água é super importante, não devendo ser algo que só faz quando tem calor ou sede. Ingerir, no mínimo, 1,5 litros é um hábito indispensável, que deve adotar diariamente, até mesmo nos dias em que sente que conseguiria passar sem uma gota de água.

Mas se a água é algo que deve consumir em abundância, há outras coisas que deverá começar a cortar da sua dieta. Os especialistas dizem que há certos alimentos e bebidas que podem deixar a sua pele mais desidratada, segundo o "Huff Post" – e nós contamos-lhe quais.

Vamos começar por aquele bem precioso que nos acompanha pela manhã: a cafeína. Embora este composto químico possa não estar diretamente associado à desidratação quando consumido em quantidades moderadas, pode mexer com a qualidade do sono, se for ingerido a horas impróprias. Uma boa noite de descanso é essencial para o bem-estar cutâneo e não é por acaso que existe a expressão "sono de beleza".

As fases da lua influenciam o cabelo? É melhor cortar em lua cheia? Nós explicamos tudo
As fases da lua influenciam o cabelo? É melhor cortar em lua cheia? Nós explicamos tudo
Ver artigo

Se tem por hábito beber bebidas alcoólicas, então também é melhor começar a fazê-lo com menos frequência. Vamos por partes. O álcool é conhecido pelas suas propriedades diuréticas, porque a sua ingestão inibe a produção da hormona antidiurética vasopressina, de acordo com a "Folha de S. Paulo".

Trocado por miúdos, esta hormona faz com que os rins reabsorvam água e, estando a sua ação suprimida, é o contrário que vai acabar por acontecer. Isto significa que os rins vão começar a filtrar a água, que vai sair em maior quantidade na urina – e a sua perda vai, consequentemente, culminar na desidratação do corpo, incluindo a pele.

Outro dos maiores aliados da pele seca é o sódio. Presente em quantidades excessivas em muitos alimentos processados, se o ingerirmos em excesso, o corpo vai agir contra ele. Como? Bem, retirando a água das células para lidar com o excesso de sal, o que vai, mais uma vez, deixá-lo extremamente desidratado.

Por fim, os açúcares adicionados e os fritos também não são recomendados. Isto porque os primeiros, encontrados em bebidas e doces, podem prejudicar a saúde da pele ao interferir no processo de reparação e produção de colagénio. Já as gorduras presentes nos fritos podem causar inflamação na pele, que está associada à desidratação e a condições inflamatórias da pele, remata o "Huff Post".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.