Quando a primavera começa, nem só as flores desabrocham ou as árvores ficam mais verdes – também novas tendências de beleza começam a florir, ganhando mais expressão e afastando-se daquilo que usámos no inverno. Com o bom tempo a começar a ser cada vez mais frequente, a maquilhagem reflete a subida daquilo que é marcado nos termómetros.

Se no inverno os esfumados e os batons escuros foram uma constante, a nova estação traz consigo muita cor e irreverência. Além disso, a adornar os olhos ou a refletir-se na pele, também o brilho vai continuar vivo e de boa saúde nos meses que se avizinham. 

Mas como nem só de arrojo se fazem os looks de maquilhagem, também há espaço para opções mais simples – até porque, graças ao calor, estamos menos predispostos a sobrecarregar a pele com os produtos. Por isso, espreite algumas tendências que a nova estação promete – e alguns produtos para poder arrasar ao replicá-las.

Abusar no blush

o
o Dove Cameron créditos: Instagram

Assim que o sol começa a ficar mais descoberto, as nossas maçãs do rosto vão ficando rosadas. É esta cor avermelhada na tez que nos deixa com o ar saudável de que tanto gostamos e é por isso que, durante a primavera, o blush vai ser o melhor aliado, potenciando este efeito ao máximo.

Se é extremamente regrado no uso do protetor solar e as bochechas nem sempre ganham esta coloração, é precisamente com este produto que pode replicá-lo, ainda que artificialmente. No entanto, nem só nesta parte do rosto se faz a festa – das têmporas às pálpebras, o truque é abusar no blush.

Olhar metalizado e cintilante

o
o Dua Lipa. créditos: Instagram

As sombras metálicas ou com efeito cromado têm estado no topo das tendências, estação após estação. Na primavera, têm outro encanto, porque o sol faz com que estas ganhem mais protagonismo, destacando o brilho das pálpebras (e dos olhos, claro).

Dos tons mais arrojados, como o azul, do qual Cristina Ferreira é fã, aos mais discretos, como o prateado, não haverá espaço no seu vocabulário para a palavra "aborrecido" no que aos looks de maquilhagem diz respeito.

A pele também se quer bem brilhante

o
o Lívia Nunes Marques créditos: Instagram

Com o surgimento de várias tendências no Tiktok, que vão da Mermaid Skin [pele de sereia, em português] à Glass Skin [pele de vidro, em português], há uma coisa que tem ficado assente: a tez quer-se tão, mas tão brilhante que até vai custar a olhar de frente.

Para atingir este look, basta usar que contribuem para o efeito, com acabamentos sedosos e que em nada são matificantes. Se nem estes produtos forem suficientes para alcançar o resultado desejado, há ainda uma outra opção que pode ser a sua bóia de salvação: um bom iluminador.

Os glosses saem da gaveta

o
o Luísa Sonza créditos: Instagram

Se os glosses não são bons aliados no inverno, devido ao vento e à chuva que não dão tréguas, no verão não há melhor amigo que este. Isto porque, além do brilho que confere, as fórmulas deste género de produtos costumam ser extremamente leves e, em alguns casos, podem até conferir alguma hidratação aos lábios – que é precisamente aquilo de que precisamos em dias de calor.

"No makeup makeup" é uma aposta certeira

o
o Bella Hadid créditos: Instagram

A tendência de "no makeup makeup" não é novidade para ninguém, especialmente nos últimos tempos, em que a simplicidade tem sido palavra de ordem. Este termo pressupõe a aplicação de produtos tão simples que, ainda que a pele esteja impecável, ninguém diria que está a usar maquilhagem.

Em alturas em que o calor nos derrete tudo aquilo que colocamos sobre o rosto, não há melhor forma de contornamos essa situação do que aplicarmos produtos que nos deixem tudo no sítio, mas que sejam leves e confortáveis de usar. Das bases de baixa cobertura, aos BB Creams ou protetores com cor, passando pelos contornos e blushes líquidos, estes produtos conferem um acabamento natural à pele.