Quando as temperaturas descem e o guarda-roupa ganha novas camadas, as unhas também começam a pedir cores novas. A verdade é que a manicure é cada vez mais um acessório que não deve ser descurado e, este inverno, vem de mãos dadas com uma paleta que vive entre o drama, o romantismo e pequenos toques futuristas.

Os vermelhos profundos regressam em bom, mas numa versão mais sombria e sedutora, que pisca o olho ao vinho tinto e que transformam instantaneamente qualquer look básico num statement. Sim, falamos de tons como o bordô e o ameixa, que acompanham a vibe de conforto dos meses frios, mas sem perder a intensidade.

Do lado totalmente oposto, o preto volta a reclamar o seu trono. Até porque se trata da forma mais rápida de dar um look opulento às mãos (afinal, já diz a velha máxima que "de preto não me comprometo"). Este tom fica impecável em unhas curtas, dá um contraste luxuoso com qualquer tom de pele e transmite aquela sensação de poder elegante.

Veja a inspiração

Para quem procura algo igualmente forte, mas com um toque de mistério, os azuis meia-noite não são de descurar. São tons que lembram o céu de inverno, as ruas molhadas e até o brilho subtil da noite. Estes azuis vão bombar porque oferecem profundidade sem serem tão óbvios quanto o preto, diga-se. O mesmo se pode dizer do castanho, que também sai da gaveta nesta altura do ano.

A vibe da natureza também aparece, graças a tons como os verdes evergreen (aqueles mais escuros e profundos, quase a roçar no musgo molhado, vá), que prometem ser um dos favoritos da estação. Além disso, têm uma forma mágica de parecerem sofisticados sem que tenha de se esforçar muito por isso, elevando qualquer manicure a um nível luxuoso.

Cardigan nails são tendência e imitam o efeito de casacos coloridos na manicure. Inspire-se com 15 fotos
Cardigan nails são tendência e imitam o efeito de casacos coloridos na manicure. Inspire-se com 15 fotos
Ver artigo

E, claro, há sempre espaço para as surpresas brilhantes. Os brancos invernais e os metálicos suaves, como o prateado, também continuam a aparecer como pequenas rebeliões luminosas no meio da paleta escura. Funcionam porque iluminam o look, criam contraste com roupas mais pesadas e têm aquele efeito “neve ao sol” que nunca perde graça no inverno.

A pensar nisso, e depois de já lhe termos dado alguma inspiração, quer sejam as monocromáticas ou as que agregam todos os tons, reunimos alguns vernizes para que possa replicar a manicure em casa. De marcas como Chanel ou Dior, passando por Essie, Sephora Collection ou Essence, espreite as nossas sugestões, desde 1,79€.

Espreite as opções