Não é segredo que, durante a sua vida, Yves Saint Laurent mudou a linguagem da moda, fazendo com que as mulheres pudessem abraçar o seu lado mais ousado e poderoso, quando os tempos ainda não eram fãs dessa ideia. Deste ramo para o da beleza, foi um saltinho: em 1964, nascia a Yves Saint Laurent Beauty, com os mesmos valores de elegância, sofisticação e inovação que o designer implementou na sua marca homónima.
Mas o criativo era também um assumido mestre da linguagem, tendo ficado conhecido por proferir declarações eloquentes que, de mãos dadas com um lirismo inigualável, se debruçavam sobre os pormenores do seu ofício. Como dizia o próprio: "A maquilhagem mais bonita de uma mulher é a paixão, mas os cosméticos são mais fáceis de comprar". E, de facto, difícil vai ser não sair apaixonado do corner renovado da marca no El Corte Inglés.
Esta terça-feira, 28 de novembro, a MAGG teve oportunidade de conhecer as novidades do espaço, que reabriu no dia 15 deste mesmo mês, pela lente de quem o conhece melhor: Mário Dias, training manager e maquilhador da marca. E embora tenha sido submetido a uma renovação relâmpago, o corner apresenta agora uma estética mais clean e luminosa, bem como novidades super tecnológicas que não vai querer perder.
O destaque vai para um dos novos serviços de personalização, que chega mesmo a tempo do Natal – sim, porque não há nada melhor do que ser aquela pessoa que dá presentes únicos. Neste centro comercial lisboeta, existe uma máquina de gravação, com a qual vai poder estampar padrões ou mensagens nos produtos que escolher levar para casa.
Se os produtos da marca, como os batons, já são icónicos, imagine o furor que vão fazer se a embalagem estiver estampada com o seu nome (ou com qualquer outra frase), com um animal print estiloso, que pode ser colorido ou monocromático, ou até padrões geométricos. Isto aplica-se também aos perfumes e à linha de skincare da YSL Beauty – e sim, é um serviço gratuito, que depende exclusivamente da aquisição dos produtos.
E se achava que a fusão entre a tecnologia e a beleza se ficava por aqui, desengane-se. O stand do El Corte Inglés deu um novo passo em direção à consultoria dos clientes e apostou todas as fichas na incorporação da Rouge Sur Mesure (335€) no seu repertório, uma espécie de impressora de batons, que tem estado viral nas redes sociais, capaz de replicar os tons de qualquer objeto.
Vai encontrar esta novidade num balcão projetado para a comodidade dos clientes, que até permite o carregamento do telemóvel enquanto desfruta da experiência. A Rouge Sur Mesure, que pode obter em exclusivo neste centro comercial, está conectada a um software avançado, que o guia por todo o processo, composto pela fusão de packs harmonias de cor, que contam com tons nude, alaranjados, vermelhos e rosas.
Mas o que é facto é que as novidades do corner saltam à vista desde a entrada, uma zona que se mune de um expositor especialmente dedicado aos últimos lançamentos de maquilhagem. Atualmente, estão expostos produtos como a linha de bases e corretores All Hours, com 70% de ingredientes de tratamento, e a coleção de batons Rouge Pur Couture, que visam não só dar cor aos lábios, como cuidar deles.
Pelo meio, vai poder ainda encontrar as novidades de Natal, agora com um packaging diferente – e que conseguirá identificar graças aos expositores, que piscam o olho ao mármore branco e dourado. De fragrâncias icónicas, como o Libre e o Black Opium, que estão de cara lavada, aos coffrets, é uma autêntica perdição para quem já anda a pensar em presentes.
Contudo, o corner também é a morada de lançamentos recentes, como o perfume MYSLF, de outros mais antigos, como o Rive Gauche, que já leva 71 anos de existência às costas, bem como da linha exclusiva da marca, Le Vestiare des Parfums, profundamente inspirada nas histórias e vivências no seio da alta costura do fundador da marca – e que tivemos uma imensa vontade de trazer para casa, de tão exóticos que eram os aromas.
Por fim, o universo da skincare também não foi descurado, pelo que as linhas Pure Shots, que apresenta uma abordagem simplificada e sustentável, e Or Rouge, um dos tesouros da marca, que utiliza o poder do açafrão e técnicas exclusivas de produção para criar antioxidantes superiores, também têm o seu destaque no espaço do El Corte Inglés.