Jéssica Lírio, 29 anos, é influenciadora digital, modelo e a atual Miss Brasil Universal Woman. Em janeiro deste ano, voou do Brasil para Portugal, tendo ficado a viver em Braga desde então. O que está a modelo em fazer em solo português? Bem, enquanto se prepara para concorrer na competição Miss Mundo, está a dar workshops para formar meninas que tenham o mesmo sonho que ela.
A experiência de Jéssica tem mais de 20 anos, sendo que a sua carreira começou aos 8 anos, tendo conquistado a primeira insígnia aos 15, ao ganhar o concurso "Garota de Verão". Antes de vir para Portugal, formou cerca de 900 modelos, conta ao jornal "O Minho".
Jéssica já tinha levado a cabo produções no estrangeiro – tendo até trabalhado na China –, mas nunca essas temporadas em que se ausentava da sua terra-natal foram tão extensas (ou definitivas) como esta. E, numa publicação de Instagram que fez a 3 de fevereiro de 2022, enumera as razões que a levaram a escolher Portugal como a sua morada. Entre elas estão a "segurança, educação, língua, a facilidade de obter documentos" – e a lista continua.
Braga foi a opção da modelo por ser uma cidade “mais em conta” para um recomeço, revela em entrevista ao "O Minho". “Eu não conhecia nada, quando falaram de Braga, disseram que era pequena, mas eu amei, tem tudo o que eu preciso", explica.
Ao relembrar que veio para Portugal sozinha, aponta o que já conseguiu conquistar em 10 meses. "Agora já formei uma família aqui. É uma outra realidade, já são 10 meses aqui, abri a minha agência de modelos, vim com um projeto de formação de workshop para modelos, eu abri aqui, criei aqui”, conta a modelo.
Este é um projeto que tem como mote as suas experiências pessoais e profissionais. “Trabalhei durante cerca de quatro anos numa escola de talentos, onde ensinava os modelos a desfilarem, postura à frente da câmara, tudo baseado na minha experiência e em alguns cursos que fiz", explica Jéssica Lírio, acrescentando que sempre estudou muito sozinha, uma vez que a família "não tinha condições de pagar cursos".
A experiência que foi adquirindo veio de mãos dadas com o gosto crescente pelos bastidores das competições. É por isso que ajuda "aspirantes a misses e tornarem-se misses" – mas só o conseguiu fazer por conta própria em Portugal, onde abriu a sua empresa, porque as pessoas de Braga acreditaram em si.
Assim, nasceu a Spotlight Models, que agencia todos os participantes dos seus workshops, e cuja terceira edição tem data marcada para o próximo fim-de-semana. “Hoje não há alguém que faça isto na Europa, dar todo o suporte de preparação. Montámos um projeto que não existe", enfatiza a Miss Brasil, em declarações à publicação minhota.
E a procura não é só nacional. "Tenho inscrições da Alemanha, dos Estados Unidos, de Espanha, de Lisboa, e por enquanto procuro dar-lhes uma mentoria à distância. Como estou a fazer primeiramente em Braga, as pessoas já me conhecem mais aqui”, afirma. No entanto, pretende fazer edições do workshop noutras cidades portuguesas e expandir-se, posteriormente, pela Europa, tendo até nos planos uma versão online.
Entretanto, nos planos de Jéssica para um futuro próximo está uma viagem ao Brasil, que deverá durar um mês. E, aquando do seu regresso, visa terminar a sua preparação para o concurso Miss Mundo, que deverá decorrer entre janeiro e fevereiro de 2023, que se viu adiado por conta da pandemia.