Catarina Miranda foi expulsa do "Big Brother 2024" esta quinta-feira, 16 de maio, por se ter desentendido com João Oliveira e ter atirado um copo ao chão, cujos estilhaços atingiram um outro concorrente. No entanto, a ex-concorrente não é propriamente uma estreante no mundo televisivo, sendo que já tinha participado noutro programa – e a coisa também não correu lá muito bem.
Natural de Almeirim e atualmente com 25 anos, popularizou-se pela polémica passagem pelo reality show da TVI, mas foi em 2022 que se estreou na televisão, na estação concorrente. Isto porque Catarina Miranda, que foi chef de cozinha de cruzeiros de luxo antes de entrar para a casa mais vigiada do País, participou na segunda temporada de "Hell's Kitchen", da SIC.
Veja o vídeo.
No vídeo de apresentação do formato, que foi conduzido pelo chef Ljubomir Stanisic, a jovem, que na altura tinha 22 anos, avisou logo ao que ia: "Vou fazer como fazemos no Ribatejo, vou agarrar o touro pelos cornos". Depois, lembrou o percurso que havia trilhado até ali: trabalhou num dos estabelecimentos de Henrique Sá Pessoa, como empregada de mesa, e foi tirar um curso para poder embarcar nos cruzeiros, pago pela avó.
"Posso ser muito querida, mas, se me tentam pisar os calos, eu posso virar uma filha da mãe", avisou desde logo. "Estou no 'Hell's Kitchen' para ganhar e para deixar os outros concorrentes a ver navios", rematou a concorrente. Isso não chegou a acontecer, sendo que o chef ditou que a vencedora da edição seria Patrícia Gerardo – mas a passagem da concorrente de Almeirim também não passou despercebida.
Durante as semanas em que esteve na cozinha de Ljubomir Stanisic, a jovem era bastante reativa e a segunda temporada acabou por ficar marcada, precisamente, pela inimizade que mantinha com outra concorrente, Olga Faria. A dupla discutia várias vezes, tendo vários vídeos das polémicas desta altura voltado a ser partilhados na Internet – algo que veio alimentar a perceção negativa do público em relação à concorrente.
Catarina Miranda e Olga Faria envolveram-se em várias discussões, sendo uma das mais marcantes a que aconteceu na semana em que esta última se tornou líder da equipa. Na altura, a conversa entre as duas subiu de tom, com esta concorrente a dizer que o melhor seria não perder o controlo. “Se eu tiver que perder as estribeiras, a GNR tem de me vir buscar ou a PSP para me levar presa porque eu prego-lhe um par de estalos e desmancho-a toda”, disse na altura.
Depois disto, a jovem ter-se-á recusado a regressar ao serviço. Olga voltou à cozinha para avisar Ljubomir Stanisic que a concorrente não queria voltar, mas esta acabou por se mandar aos tachos novamente. Porém, o ambiente entre as duas não melhorou ao longo da emissão.
No entanto, esta não foi a única concorrente com quem Catarina Miranda se envolveu em conflitos. A jovem também tinha atritos com Vanessa Fernandes, sendo que a dupla até teve de ser chamada ao gabinete do chef. "Acabem com estas merdas. Acabou esta história que não sou psicólogo de ninguém", disse Ljubomir Stanisic, enquanto o par se encontrava à sua frente – e depois de Catarina Miranda se ter queixado da falta de apoio.
A lista de momentos polémicos não se fica por aqui, sendo que também foi acusada de ser mentirosa por um dos colegas. Num vídeo em que podia ser vista a chorar, Catarina Miranda disse que trocava "ideias sobre serviços e sobre diversas coisas" com um dos concorrentes. "O que ela acabou de dizer é tudo mentira e é tudo uma aldrabice", ripostou.
"Já passaste vergonha em 2 televisões nacionais... Resta-te tentar a RTP... ou o canal Memória (má memória)", lê-se na conta do X (antigo Twitter) do utilizador que partilhou os vídeos antigos de Catarina Miranda no formato da SIC. A publicação encheu-se de comentários.
"Descompensada e baixo nível como é, ainda vai dar que falar. Vai continuar a queimar a própria imagem pelas piores razões", comentou um utilizador. "Eu vejo as duas Mirandas e são exatamente iguais, mas no 'BB' diz que é uma personagem e no 'HK' era ela mesma, a fazer o mesmo tipo de coisas", observou outro.
Olga Faria chegou a falar sobre Catarina Miranda
Olga Faria pronunciou-se sobre a colega, numa entrevista dada à "TV7 Dias", aquando da entrada da mesma no "Big Brother", em março deste ano. "O que se passou é o que se tem visto, é a Catarina em si, que é uma pessoa que é extremamente narcisista, é uma pessoa muito peculiar, gosta de ser o centro das atenções, ponto final parágrafo", começou por dizer, citada pela "Vidas".
"Ela é a mulher mais bonita do mundo, é a mais simpática, é a mais divertida, não bebe, não fuma, e todas as pessoas que bebem ou fumam já são tudo e mais alguma coisa e ela é uma pessoa que tira as pessoas do sério com as coisas que diz e com as atitudes que tem", frisou a ex-concorrente de "Hell's Kitchen".
"Ela não é uma pessoa que tenha qualquer tipo de sentimento como pena, misericórdia ou compaixão. E viu-se agora quando foi a saída do primeiro concorrente. A arrogância dela era tanta que nem se levantou para se despedir dele", continuou a chef algarvia, acrescentando que sendo ou não amiga da pessoa é uma "questão de educação e de princípios".
"Ela chamava-me gorda, que não tinha dinheiro para comprar roupa de marca, que não sabia estar, que não tinha nível nem educação", afirmou Olga Faria, dizendo ainda que chegou a pensar desistir do programa. "Ela é uma pessoa extremamente frustrada, que ainda não gosta dela o suficiente para depois estar a expor-se. E ela expõe-se de uma maneira completamente ridícula", rematou.