Está prestes a estrear mais um programa de televisão com Ana Garcia Martins. Por muitos conhecida como a Pipoca Mais Doce, o seu último projeto na televisão foi o programa da SIC “Hell´s Kitchen - Famosos” e, passados cinco meses desta participação, a influenciadora digital vai voltar ao ecrã dos portugueses para ser uma das três apresentadoras do novo formato da SIC Mulher.
“Temos de Falar” estreia esta sexta-feira, 19 de abril, às 19 horas e, no formato, a influenciadora digital vai estar acompanhada de Bárbara Guimarães e Ana Galvão. Sobre o programa, a Pipoca Mais Doce contou, à margem da entrega dos Prémios Executiva em Lisboa para as 25 Mulheres Mais Influentes em Portugal, que este vai ser um “programa de conversa”, que era o que mais lhe apetecia fazer nesta altura da vida. “Eu já tinha dito várias vezes que estar em televisão não era uma prioridade para mim porque eu tenho muitas outras coisas que me preenchem fora da televisão, e só aceitaria quando fosse um projeto que me fizesse sentido”, confessou.
“Fui recusando algumas coisas que não me apetecia tanto fazer nesta altura da minha vida, e quando surgiu este convite da SIC Mulher achei que fazia muito sentido não só pelo formato do programa mas também pelas minhas colegas apresentadoras”, explicou Ana Garcia Martins. O gosto pela conversa foi um dos fatores que influenciou a sua decisão, e a possibilidade de ter novamente uma voz ativa sobre assuntos importantes ajudou.
“[Foi] Esta voz ativa, esta tal influência que eu acho que pode ser passada assim, a falar de temas que eu considero importantes e trazê-los para cima da mesa, falar deles de forma livre, desconstruída e descontraída, a brincar quando tiver de ser e mais séria quando tiver de ser. Acho que vamos ter espaço para isto tudo”, continuou.
Anteriormente, Pipoca Mais Doce já tinha revelado à MAGG que “podem ser coisas tão diferentes como as relações, as redes sociais, a educação dos miúdos, o papel das mulheres, entre muitos outros”, e que queriam que fossem “temas transversais e nos quais as pessoas se revejam”.
Ao lado de Ana Garcia Martins vão estar Bárbara Guimarães e Ana Galvão. Quanto à dinâmica entre as três, Ana Garcia Martins revela que são todas muito diferentes, mas que têm muito em comum. “Somos mulheres na casa dos 40, 50, com vivências muito parecidas em algumas coisas, temos ali muitas coisas em comum e acho que o programa vai ter graça por isso, mas vai também ter graça por existirem coisas sobre as quais não concordamos, e perceber que também é possível e saudável termos essa pluralidade de opiniões”, disse.
A dinâmica com os filhos e a importância do prémio Executiva
Durante a conversa, Ana Garcia Martins também falou sobre a importância de ser uma das 25 mulheres portuguesas mais influentes pelo oitavo ano consecutivo, e, no seu discurso, até prometeu correr nua no Marquês de Pombal quando recebesse o 10.º prémio. No entanto, aos jornalistas, confessou que tinha repensado na ideia. “Decidi que afinal só vou cumprir a minha promessa quando for alcançada a igualdade entre homens e mulheres e, pelo que ouvi aqui alguém a dizer, ainda faltam 131 anos”, disse.
Sobre o assunto, e por ser a oitava vez que vence o Prémio Executiva, Ana Garcia Martins confessou que era uma grande responsabilidade. “Tento sempre tirar essa carga de ser uma pessoa influente porque ainda estou a tentar perceber no que é que a minha eventual influência consiste, quer seja por animar as pessoas ou por ter uma plataforma que chega a muita gente e metê-las a pensar e debater temas que acho que levanto”, começou por dizer.
“Mas é uma carga que me assusta um pouco e que me dá de facto essa responsabilidade, e receber este prémio este ano é particularmente especial. São 20 anos de Pipoca Mais Doce, e portanto para mim não deixa também de ser um orgulho que uma coisa que começou por ser uma brincadeira 20 anos depois não só ainda existe como continua a ser um projeto relevante e premiado, e isso deixa-me muito contente”, continuou.
Esta influência também passou para os filhos, Mateus, de 10 anos, e Benedita, de 5, que até já fazem parte de campanhas com a mãe, em especial para o Dia da Mãe, que se celebra a 5 de maio, com a marca MO. Na conversa, Ana Garcia Martins explicou que nestas dinâmicas é importante ter “espaço para brincadeiras no meio”, e tem de ser possível fazer as coisas com calma, porque, para Mateus e Benedita, ela é a mãe, além de ser uma das mulheres mais influentes em Portugal.
“Foi giro fazer isto [a campanha] enquanto eles ainda acham graça. Consegui convencê-los e acho que eles ainda gostam, e gostam de ver o resultado final. Vai ser uma boa memória de um momento mãe e filhos”, disse. “Tentamos sempre que os meus trabalhos que os envolvem respeitem os ritmos deles, não pode ser nada muito impositivo. Tem de ter espaço para brincadeiras no meio, para poderem fazer as coisas com calma e perceberem que podem fazer as coisas com mais diversão”, finalizou.