O rei Carlos III completa esta quinta-feira, 14 de novembro, 76 anos. Além de um ano conturbado para a família real britânica, com o diagnóstico de cancro do monarca e da nora, Kate Middleton, também o aniversário está a ser ensombrado pelos problemas de saúde de Camilla.

Bebé de 2 meses que morreu em acidente de viação era neto do cavaleiro João Ribeiro Telles
Bebé de 2 meses que morreu em acidente de viação era neto do cavaleiro João Ribeiro Telles
Ver artigo

A rainha está a recuperar de uma infeção respiratória, que até a levou a faltar à estreia do “Gladiador II”, em Londres, tendo ficado em casa “por precaução”, segundo a "People". O monarca marcou presença, apoiando a Film and TV Charity, da qual é patrono e que completa 100 anos este ano, e conheceu o realizador do filme, Ridley Scott, e alguns atores do elenco, como Paul Mescal, Denzel Washington, Connie Nielsen e Pedro Pascal.

Apesar de não ter estado presente, horas antes do Royal Film Performance, a rainha Camilla juntou-se ao rei Carlos III para um evento relacionado, em que celebraram as pessoas que trabalham nas indústrias do cinema e da televisão no Reino Unido.

O palácio de Buckingham anunciou que Camilla estava doente com uma infeção respiratória a 5 de novembro, tendo de cancelar alguns compromissos. A infeção ocorreu menos de uma semana depois de uma viagem à Austrália e a Samoa, com escala na Índia no regresso, com o rei Carlos III, segundo o "New York Post".

A mulher do monarca voltou ao trabalho esta terça-feira, 12, participando numa receção da The Booker Prize Foundation na Clarence House, a residência real onde vivem. Neste evento, falou sobre o seu estado de saúde. “Obviamente que estou a melhorar muito, estou ainda com um pouco de tosse”, disse. “Estou a recuperar, estas coisas demoram sempre um pouco para nos livrarmos”, continuou.

O rei Carlos III vai passar o dia de anos a trabalhar, sendo que vai abrir os dois primeiros Coronation Food Hubs no primeiro aniversário do lançamento do seu Coronation Food Project, que pretende reduzir o desperdício alimentar no Reino Unido e combater a fome, conforme escreve o "Independent". A rainha Camilla também não irá comparecer.