Carole Costa colocou o Benfica em vantagem sobre o Sporting este domingo, 31 de março, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. A futebolista de 33 anos marcou o único golo da partida que se disputou no Seixal, dando assim às águias avanço para a segunda mão, que acontece no dia 21 de abril, às 16 horas.
Mas este não é golo mais importante da carreira da bracarense. Foi da sua autoria o tento que garantiu a passagem da seleção portuguesa à fase final do Mundial de futebol feminino, o primeiro na história do futebol português. Aconteceu em fevereiro de 2023 e foi o penálti, frente aos Camarões, que garantiu a estreia de Portugal na competição, que se realizou na Austrália e Nova Zelândia.
Nascida em Braga, a defesa começou a jogar na Casa do Povo de Martim, tendo seguido depois para o Leixões. Em 2010, deixou Portugal rumo à Alemanha, para prosseguir carreira nos relvados. Representou clubes como Duisburg e o Cloppenburg e, em 2017, regressou a Portugal. Primeiro, para o Sporting, onde ganhou todos os títulos internos, e depois para o Benfica, onde joga desde a época 2020/21.